cultura

Porto recebe exposição sobre o centenário da Federação Portuguesa de Atletismo

A mostra, que tem objetos de alguns atletas, vai estar patente até 4 de fevereiro no espaço Atmosfera M. A entrada é gratuita.
Fotografia de Porto.

A exposição dedicada ao centenário da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) já chegou ao Porto. Até ao dia 4 de fevereiro, sexta-feira, pode descobrir todas as suas relíquias e memórias no espaço Atmosfera M na Rua Júlio Dinis.

Organizada pela própria FPA, a “Exposição do Centenário” reúne equipamentos do próprio espólio da federação e combina-os com alguns cedidos por outras entidades, pelo Museu do Desporto, bem como por atletas, dirigentes e até de aficionados do desporto. Como é de esperar, a mostra serve também para destacar os maiores feitos da modalidade que é a única nacional, até ao momento, a ter gerado campeões olímpicos.

Para começar, os visitantes são recebidos pelo tapete utilizado em modalidades como o salto em comprimento ou o triplo salto. Depois, podem perceber com maior clareza a marca de 2,28 metros a que está colocada a fasquia do recorde nacional de salto em altura, conquistado por Paulo Conceição.

Estando na cidade do Porto, convém salientar que vai poder ver o equipamento utilizado por Rosa Mota — que até esteve presente na inauguração da exposição, como explica a autarquia — aquando da conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. De igual forma, poderá descobrir alguns objetos e homenagens aos campeões Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro, Nelson Évora e Pedro Pichardo.

A “Exposição do Centenário” pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 19 horas. A entrada na exposição é gratuita.

A Exposição do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) prepara-se para viajar até à Invicta. Estará…

Posted by Atmosfera m on Wednesday, January 19, 2022

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA