cultura

Porto recebe exposição sobre o projeto habitacional pós 25 de Abril

“SAAL Neon 2023” é da autoria da artista Ângela Ferreira, vencedora do Prémio Novo Branco Photo em Lisboa, em 2015.
Em exposição até fevereiro de 2024.

Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) é o nome de um programa estatal de construção habitacional, que surgiu após a Revolução dos Cravos em Portugal, com o objetivo de suprir as necessidades habitacionais de populações desfavorecidas.

Assim, a Escola das Artes da Universidade Católica do Porto recebe uma exposição com constelações e uma escultura alusivas ao SAAL. “SAAL Neon 2023” é da autoria da artista plástica portuguesa Ângela Ferreira. “A temática do SAAL aqui escolhida como mote de trabalho foca-se no lado participativo dos habitantes que colaboraram na construção das suas casas”, esclarece a artista.

A mostra está patente desde esta quarta-feira, 25 de outubro, prolongando-se até 5 de fevereiro de 2024. A entrada é livre.

“A escultura anima uma imagem remanescente de um filme, que mostra o transporte de um balde de cimento entre personagens. O aspeto humano e colaborativo da construção de uma nova sociedade é aqui celebrado”, desvenda a artista plástica sobre a escultura lumnica, instalada na fachada do Edifício das Artes da Universidade Católica do Porto.

A exposição conta com a curadoria de Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes, que salienta o contributo da iniciativa. “A exposição de Ângela a dois atos — na sala de exposições e na fachada do edifício — é uma enorme honra e demonstra o trabalho que temos feito para que a Escola das Artes seja para os artistas, mas também para os docentes e alunos, um espaço de co-criação”.

A artista portuguesa estudou Escultura em 1983, na Cape Town University, na África do Sul. Em 2007 foi convidada a representar Portugal na Bienal de Veneza. Já participou na Bienal de Istambul (1999), de São Paulo (2008) e Gotemburgo (2015). Tem participado em diversas exposições individuais e coletivas em instituições públicas e privadas por todo o mundo desde Lisboa, Alemanha, África do Sul, Porto, Londers, Madrid, Brasil, Holanda, entre outros.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA