Alejandro Beauty é a personagem a quem João Gomez, produtor do Porto Cabaret Fest, dá vida. Como drag queen lida diariamente com o preconceito existente à volta da sua profissão. É precisamente para educar as pessoas a apreciarem esta arte, que promove este festival ao longo do mês de novembro.
Segundo o organizador, a prática do cabaret tende a ser vulgarizada ou até comercializada, existindo muitos tabus e preconceitos em torno deste ramo artístico e dos seus profissionais. “Infelizmente, a cidade do Porto não tem esta cultura do cabaret muito desenvolvida. Confesso que este facto me entristece, pois sou natural do Porto e sei que é uma cidade recheada de bons artistas. Com este evento, espero despertar o interesse de alguns artistas portuenses a fazerem parte deste meio. E também estimular o interesse e a vontade de o público querer ver mais e mais”, admite à New in Porto.
O festival decorre ao longo dos quatro fins de semana do mês de novembro, sempre à sexta-feira e ao sábado à noite, no Café Lusitano. No primeiro dia, sexta-feira, 3 de novembro, João sobe ao palco como Alejandro Beauty no espetáculo “Neo-Vaudeville”. Trata-se da junção de elementos clássicos de vaudeville (tipo de entretenimento americano em 1880) e elementos modernos, oferecendo então uma visão contemporânea desse estilo de entretenimento.
No sábado, dia 4 de novembro, é a vez de Louise L’Amour, Belle Dommage e Francisco Mousinho apresentarem o espetáculo “Látex, Gin & Comedy”. É uma passagem pelo dark cabaret, onde partes integrantes de uma visão mais noir contrastam com a ironia e a comédia.
Na sexta-feira, dia 10 de novembro, Mizz Kat Tigerfell, Yolanda e Vanity Red Fire apresentam o espetáculo “The Bourdoir Secrets”, onde a energia feminina é o integrante principal numa viagem bourdoir, que revelará todos os seus segredos. Já no sábado, dia 11 de novembro, é a vez do espetáculo “Bumps and Grinds”, pela mão de Yolanda, Naomy Beauty e Mizz Kat Tigerfell, numa expressão artística que celebra a confiança, sensualidade e individualidade das artistas.
Na sexta-feira, dia 17 de novembro, chega o espetáculo “Vava Voom”, novamente pela mão do produtor e artista de 31 anos, Alejandro Beauty. Esta experiência promete transcender o palco, mergulhando o público num mundo de entretenimento envolvente e exuberante. Já no sábado, dia 18 de novembro, Fravlein Margret, Dyanne Star e Dani Prilimpimpim apresentam o espetáculo “Sexy Circus Sideshow”, um circo clássico com um toque moderno e provocante.
Nos últimos dois dias do festival, na sexta-feira, dia 24 de novembro, Alejandro Beauty sobe pela última vez ao palco, desta vez com o espetáculo “Hollywood Revue”, uma viagem pelos anos dourados de Hollywood, numa homenagem aos icónicos filmes da época, que marcaram a indústria do cinema. No sábado, dia 25 de novembro, Naomy Beauty, Stefani Duvet e Veronique Divine encerram o festival com o espetáculo “Showgirls-Grand Finale”
“Nesta primeira edição estarão presentes 13 artistas das mais variadas modalidades no mundo do Cabaret. Todos artistas orgulhosamente nacionais mas, na sua grande maioria, com grandes percursos internacionais. Falamos de vencedores de concursos internacionais, carreiras artísticas de anos noutros países e, claro, atuações em vários festivais ou eventos internacionais”, explica João à NiP, acrescentando: “Quero o bem-estar de todos os artistas no festival e oferecer ao público o melhor espetáculo. Mas, claro, tentar mostrar um festival diferente que seja uma experiência prazerosa tanto para quem actua, como para quem vê, é o maior desafio”.
Os bilhetes já se encontram à venda e os preços variam entre os 10€ e os 45€. Pode fazer a reserva através dos contactos 934 390 293 ou 914 413 882. Se quiser ir ao festival, saiba que a estação de metro dos Aliados fica a poucos metros do Café Lusitano, local que recebe os espectáculos.