Está aí a segunda edição do Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS). De 13 de outubro a 6 de novembro haverá concertos gratuitos em algumas das igrejas mais emblemáticas do Porto.
Desta vez, o homenageado será o compositor e organista César Franck, cujo bicentenário do nascimento é assinalado este ano. Assim, o francês Eric Lebrun irá interpretar a obra integral de Franck para órgão e dará ainda uma masterclass sobre a sua obra. Também a “Sinfonia em Ré menor” será apresentada pela Orquestra Sinfónica da ESMAE, sob a direção de Jan Wierzba, enquanto “L’Organiste” será interpretada pelo belga Joris Verdin.
Criado em 2021, o FIOMS tem como objetivo “preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese e Área Metropolitana do Porto, estimular o interesse pela música sacra vocal e de órgão e incentivar o despertar de novos talentos através da implementação de uma oferta cultural que seja sustentável, descentralizada, regular e bem articulada entre todos os municípios da região”, como explica a organização em comunicado. Assim, a música irá chegar a vários concelhos.
No Porto, os locais escolhidos são a Igreja de Cedofeita, a Igreja da Senhora da Conceição, a Igreja da Lapa, a Igreja de São Bento da Vitória, a Igreja dos Carmelitas, a Igreja de Santa Clara, a Igreja dos Grilos, a Igreja Privativa da Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Igreja do Colégio de Nossa Senhora da Esperança e a Casa da Música. Além destes, o festival chegará aos concelhos da Maia, Gondomar e Valongo — que já faziam parte da edição anterior —, bem como aos novos integrantes de Arouca, Oliveira de Azeméis e Felgueiras.
Ao todo, os sete concelhos irão receber cerca de 30 concertos, quatro masterclasses e uma conferência, sendo que integrarão o FIOMS mais de uma centena de músicos nacionais e internacionais. Numa parceria com as escolas da região, o programa inclui ainda concertos para miúdos entre os três e os 13 anos.
Os concertos realizados nas igrejas serão de entrada livre. Todas as informações sobre o festival bem como a programação completa estão disponíveis no site do FIOMS.
Carregue na galeria para ficar a conhecer alguns dos órgãos onde chegará o festival.