cultura

Porto vai receber um “espetáculo apaixonante” de flamenco

A performance junta música e dança ao vivo, no Auditório Francisco de Assis. Os bilhetes já estão à venda.
É um dos espetáculos mais antigos da Espanha.

Em novembro de 2010, a UNESCO incluiu o flamenco na sua lista representativa do Património Cultural Imterial da Humanidade, dando-lhe o reconhecimento internacional à música mais rica, representativa e fascinante de Espanha. Durante o século XX, o flamenco conseguiu juntar todos os espanhóis, sem olhar para as classes, profissões ou bagagem cultural.

Atualmente, Felicidade, canto animado e celebração estão nas origens deste baile, típico de Cádiz. Assim, o flamenco é uma forma de arte intimamente ligado à beleza do canto e da dança, suportado pela atuação de músicos e dançarinos. 

Este é o mote que transportará o público numa viagem que promete ser “hipnotizante, intensa e apaixonada”. O “Flamenco Passion” sobe ao palco do Auditório Francisco de Assis no sábado, 23 de novembro, em comemoração do décimo aniversário da morte de Paco de Lucía, guitarrista espanhol de flamenco reconhecido internacionalmente.

Em palco, vai destacar-se um agrupamento musical com um estilo muito próprio, juntando elementos típicos do flamenco com ritmos latinos e sonoridades dos Balcãs, produzindo uma musicalidade rica, com enorme variedade de registos e linguagens musicais. “Hondo” é o canto andaluz por excelência que marcará o espetáculo, um canto profundo, muito expressivo de tom grande e grande intensidade. O estilo mais genuíno e representativo dentro do Flamenco. 

Já quando ao baile, dançarinos com um profundo sentido de dramatismo, expressividade e um exato domínio do compasso. A convicção artística assume a dança como um veículo de comunicação, para transmitir uma mensagem rica e sensual. 

Além da passagem pelo Porto, o espetáculo estará na Mealhada, no Cineteatro Messias; em Lisboa, no Capitólio e, em Braga, no Espaço Vita. O espetáculo do Porto está marcado para as 21h30. Os bilhetes custam 24€ e pode encontrá-los à venda online.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA