O compositor e instrumentista Carlos Paredes completaria o seu 100.º este ano. Apesar de ter morrido em 2004, o seu legado continua bem vivo nas artes e, acima de tudo, na música instrumental. Criador de um vasto repertório original e de uma abordagem inovadora, o “mestre da guitarra portuguesa” contribuiu amplamente para a valorização e popularização deste instrumento, marcando gerações de artistas não só em Portugal, como no estrangeiro.
Nesse sentido, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto junta-se às comemorações com diversas dinâmicas. Esta terça-feira, 11 de março, pelas 15 horas, o Auditório do Centro de Investigação da entidade educativa recebe a “Tertúlia 100 Anos de Carlos Paredes”, com a presença de Luísa Amaro, mulher do mestre homenageado. Aqui, a oradora irá partilhar a sua experiência profissional e artística com o guitarrista, juntamente com representantes do Grupo de Fados de Medicina e de Bruno Costa, guitarrista de Coimbra e criador do projeto “100 Paredes”.
“A tertúlia será um espaço de conversa sobre a vida, a obra e o impacto de Carlos Paredes na música portuguesa. Haverá uma introdução sobre a sua trajetória e um debate sobre a sua influência e legado, bem como sobre o carinho especial que tinha pelo Porto. O público terá também um papel ativo, com espaço para perguntas”, adianta o Grupo de Fados da faculdade.
No evento ainda serão apresentados alguns temas de Carlos Paredes pelas mãos de Bruno Costa acompanhado à viola pelo músico Nuno Botelho, como “Sede”, “Verdes Anos” e “Canto do Amanhecer”. Esta iniciativa “made in Coimbra” é uma celebração organizada também com o apoio do Município e a Universidade de Coimbra e faz parte de um programa vasto com mais de 80 eventos nacionais e internacionais, entre os quais exposições, palestras, concertos, documentários e show-cases, com o intuito de enaltecer o legado de Carlos Paredes.
Esta homenagem integra o ciclo comemorativo “Variações para Carlos Paredes”, que resulta de um protocolo entre o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal Lisboa, através da Lisboa Cultura/EGEAC, reforçando o compromisso em celebrar a vida e a obra do eterno “Mestre dos Mestres,” Carlos Paredes. No mesmo local, no Átrio do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto poderá ser visitada, de forma gratuita, a exposição “Vida e Obra de Carlos Paredes”.
Trata-se de uma mostra temporária, em exibição até sexta-feira, 14 de março. A exposição, em homenagem ao artista, integra fotografias, registos históricos e testemunhos. “O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva que complemente a tertúlia, permitindo que os participantes compreendam a dimensão artística e cultural de Carlos Paredes para além da sua música”, reforçam.
A estação de metro do Polo Universitário deixa-o à porta da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Já que estamos a falar em cultura, carregue na galeria para conhecer as séries que vão chegar à televisão e ao streaming este mês.