cultura

Primavera Sound arranca mais cedo com concertos gratuitos nos Jardins do Palácio de Cristal

O warm up do festival regressa a 10 de junho, feriado, com atuações de Ela Minus, Marquise e Giovanni Cidreira.

A pouco mais de uma semana do arranque do Primavera Sound Porto, o festival já começou a instalar-se na cidade. Entre estruturas a ganhar forma no Parque da Cidade, equipas em contagem decrescente e os últimos preparativos para receber milhares de pessoas, a organização anunciou esta quarta-feira, 3 de junho, o regresso do Primavera na Cidade, uma iniciativa gratuita que pretende levar o espírito do festival para fora do recinto.

A novidade foi revelada durante a conferência de imprensa realizada no próprio recinto do festival, ainda em plena fase de montagem. À semelhança do que aconteceu em 2025, o Primavera Sound vai promover um warm up aberto ao público, mas desta vez numa escala maior. O encontro está marcado para 10 de junho, feriado nacional, na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, junto à Galeria Municipal do Porto. “Para além daquilo que traz para dentro do festival, o Primavera gosta de ir à cidade”, explicou o diretor do evento, José Barreiro. “Vai ser na Galeria Municipal, no Jardim do Palácio, na Concha Acústica. É gratuito e convidamos todas as famílias, toda a cidade, a estar presente.”

O cartaz contará com a colombiana Ela Minus, um dos nomes mais relevantes da eletrónica independente da atualidade, a banda portuense Marquise e o cantor e compositor brasileiro Giovanni Cidreira. Segundo a organização, a programação foi pensada para refletir a identidade artística do festival e funcionar como uma amostra da curadoria que caracteriza o Primavera Sound. “Era um convite à cidade para também fazer parte do Primavera”, acrescentou José Barreiro. “Queremos convidar toda a gente que, por uma razão ou por outra, não pode vir ao festival durante os quatro dias. Será um momento para desfrutar também um bocadinho da nossa curadoria musical.”

Os horários ainda não estão fechados, embora a organização tenha adiantado que os concertos deverão decorrer ao final da tarde e início da noite. No ano passado, o warm up aconteceu também a 10 de junho e contou com atuações de Milan W. e Alan Sparhawk, entre as 17 e as 20 horas, um modelo logístico que poderá servir de referência para esta nova edição.

Entre 11 e 14 de junho, o Parque da Cidade volta a transformar-se numa pequena cidade da música. Esta edição recebe alguns dos nomes mais aguardados do ano, como Gorillaz, The xx, Massive Attack, IDLES, Peggy Gou, Bad Gyal e Viagra Boys, além de propostas emergentes como NAPA, Yard Act e Black Country, New Road.

Os passes gerais para os quatro dias continuam à venda online a partir de 175€, enquanto os bilhetes diários custam desde 75€. O dia 12 de junho, marcado pelo concerto dos Gorillaz, já se encontra esgotado. Pode consultar neste artigo da NiP os horários completos da edição de 2026 do festival. 

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicación en Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Una publicación compartida de Primavera Sound Porto (@primaverasound_porto)

ARTIGOS RECOMENDADOS