Nascido em janeiro de 1923, Eugénio de Andrade completaria este ano 100 anos. Para assinalar a data, o Porto conta com um conjunto de atividades em honra do escritor.
O centro da homenagem será a exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, cuja inauguração está marcada para 19 de janeiro, pelas 17 horas. Instalada na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, reúne o espólio do autor — tanto editorial como audiovisual ou fotográfico —, cedido à autarquia em 2020. A entrada na exposição é gratuita e poderá ser feita de segunda-feira a sábado até 29 de abril, entre as 10 e as 18 horas.
Nesta exposição, cuja curadoria ficou a cargo de Jorge Sobrado e Rita Roque, aconselhados cientificamente por Arnaldo Saraiva, encontrará ainda documentos inéditos, saídos do acervo da Fundação Eugénio de Andrade. Nessa lista há postais, cartazes, manuscritos, objetos pessoais, filmes onde o autor participou e até a sua máquina de escrever.
Através da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, o Museu da Cidade dá início a um programa especial para o aniversário do nascimento do poeta. Entre as atividades está ainda o ciclo “Leitores de Eugénio”, que quinzenalmente, à quinta-feira, levará até à exposição convidados como artistas, políticos, jornalistas ou investigadores para lerem os seus poemas favoritos. O primeiro será Pedro Abrunhosa, no próprio dia da inauguração.
Em fevereiro, o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett irá receber um curso breve intitulado “A Poesia de Eugénio de Andrade”, orientado por Maria João Reynaud. Entre fevereiro e abril, o serviço educativo do Museu da Cidade e das bibliotecas municipais abordará também a poesia do autor.
Todas as informações e programa detalhado estão disponíveis no site da autarquia. Enquanto aguarda para ver a exposição, carregue na galeria para descobrir alguns dos bestsellers do momento.