“O Som do Algodão” é o projeto das portuenses Mariana Santos e Dulce Moreira, que quer pôr bebés e miúdos a darem os primeiros passos nas artes e a explorarem o teatro, a música, os sentidos e a natureza. É nesse sentido que o Coliseu do Porto vai apresentar três espetáculos das duas criativas, sempre aos domingos, no Salão Ático.
O primeiro espetáculo está marcado para 11 de maio, domingo, pelas 10h30. A peça “Pássaros e Liberdade — O Protesto” dá continuidade às comemorações do 25 de Abril e inclui poemas de nomes como Manuel António Pina, Luísa Ducla Soares ou Sophia de Mello Breyner Andresen a viajarem por uma estrada de papel, onde se volta a gritar liberdade.
Pensado para miúdos maiores de três anos, a performance poética e sonora convida a uma revolução feita de palavras, em que a liberdade das pessoas — famílias, miúdos e toda a comunidade, encontra o voo dos pássaros. Para a rentrée cultural, a 21 de setembro, é a vez do espetáculo “Trilogia AVES — VoAr. Para bebés e famílias”. Mais uma vez, bebés e miúdos são convidados a imaginar que estão de asas abertas. Uma “viagem” que pode ser feita no embalo nos braços dos pais, ao som das palavras. Uma viagem que quer representar a liberdade dos regressos e recomeços.
O último espetáculo está marcado para a manhã de 2 de novembro com a “Trilogia Cúmulos — Há Vento”. Trata-se de uma performance poética e musical para bebés, miúdos, famílias e outros ouvidos curiosos, que elege a liberdade do voo, da migração, dos corpos e da vontade como elemento poético.
Com estas sessões, a dupla de “Som do Algodão” pretende explorar a multidisciplinaridade em palco, encontrando novas formas de partilhar a arte, a plasticidade da palavra e a exploração sonora com bebés e famílias.
Os bilhetes já se encontram à venda online por 12€ para um miúdo acompanhado por um adulto. Para um acompanhante ou outro miúdo, o preço é 7€.