Inserido no Quarteirão Artístico portuense, o Gallery Hostel Porto é um dos spots da cidade que promove de forma ativa a agenda cultural do concelho. Com mostras mensais ou bimensais, a unidade é o local ideal para conhecer melhor a arte e cultural local, mas também internacional.
Mantendo o objetivo de servir de elo dinâmico entre o bairro de Miguel Bombarda e a essência da cidade, este sábado, 16 de março, o hall do GH Porto transforma-se, mais uma vez, num palco artístico que, desta vez, recebe uma fusão entre fotografia e ilustração. Tal como o nome indica, “Portas e Janelas do Mundo” procura ser uma mostra que captura portas e janelas pelo mundo fora, pelos olhos do viajante Marcio Vargas e da apaixonada por ambientes citadinos, Ana de Eggert.
“Cada obra consegue relacionar-se e reflete a beleza singular por cidades pelo mundo, enriquecendo o nosso espaço com uma intervenção que transcende as paredes e proporciona, sem dúvida, aos hóspedes e visitantes do complexo GH, uma imersão sensorial única e inesquecível”, afirma à NiP Luís Mendes, responsável pela comunicação e dinâmicas do hostel.
Marcio Vargas é um dos artistas em destaque, fundador da Casa +55, em Mannheim, Alemanha. Trata-se de uma galeria de arte, com design de interiores e fotografia. Marcio vê a casa como uma extensão do ser. Faz ainda viagens pelo mundo pelo Home Exchange, vivendo experiências únicas. Atualmente exerce a função de gestor cultural, conectando Brasil, Espanha, Portugal e Alemanha num único elo cultural, diversificado mas enriquecedor.
“É uma honra poder partilhar a minha paixão pelo Porto através desta exposição. Cada porta e janela capturada nas minhas viagens tem uma história para contar e espero que esta exposição ofereça uma nova perspetiva não apenas sobre a cidade, mas também sobre as conexões que compartilhamos como seres humanos”, admite.
Ana de Eggert é formada em Arquitetura Ambientalista e terapeuta. É carioca e alemã, mas escolheu o Porto para viver e desenvolver a sua arte. Através da arte e da terapia, afirma construir laços e pontes para um mundo melhor. Como terapeuta procura trabalhar a casa interna das pessoas e, como arquiteta, projetar casas saudáveis e sustentáveis. Já a arte, através da ilustração, é a sua forma de espalhar amor e alegria pelo mundo.
Ana já participou em diversas mostras artísticas, como numa exposição de desenhos dos alunos da artista Ana Sousa Santos, no Porto; numa exposição virtual com a professora de artes Marlei Moreira Couto, no Brasil; e ainda, no evento The Colors of Summer na Alemanha.
Ver esta publicación en Instagram
“Para mim, o Porto é muito mais do que uma cidade, é um estado de espírito, uma fonte constante de inspiração. Espero que esta exposição transmita um pouco dessa magia e convido todos a perderem-se na poesia visual das portas e janelas do mundo”, confessa.
Como atração adicional para a inauguração da exposição este sábado, 16 de março, o engenheiro Gabriel Eggert demonstrará ao vivo impressões em 3D, materializando novas perspetivas para as obras dos artistas em exibição. Gabriel é brasileiro, mas decidiu morar no Porto para descobrir um novo mundo. Formou-se em Engenharia Eletrotécnica na Universidade do Porto, pois o seu maior sonho é usar a tecnologia para ajudar as pessoas. Durante a pandemia, redescobriu-se como pessoa quando realizou um antigo desejo de ter uma impressora em 3D. Desde então tem vindo a aperfeiçoar a técnica, redescobrindo as suas inúmeras possibilidades e benefícios para a sociedade, incluindo na arte.
No sábado, quer desvendar ao público a fusão de tecnologia e inovação, numa experiência impactante. Vai assim apresentar as obras em exibição em peças em impressão 3D, revelando-se como postais tridimensionais, alinhados com o tema envolvente da mostra, proporcionando, segundo Luís Mendes, “uma imersão única no universo da tridimensionalidade”.
A inauguração começa pelas 16 horas. A mostra vai estar patente até dia 9 de abril. A entrada é gratuita. A estação de metro dos Aliados fica próxima do hostel portuense.