É provável que não exista na cidade uma zona que celebre mais todo o tipo de arte como o Quarteirão Cultural de Miguel Bombarda. Este sábado, 23 de setembro, a artística rua do Porto e as adjacentes recebem uma série de ciclos de música, dança, oficinas e exposições, no dia em que se celebra o 16.° aniversário da iniciativa.
A festa começa pelas 16 horas e estende-se pela noite fora. Segundo avança o portal de notícias da empresa municipal Ágora, a organização propõe um momento de celebração conjunta, uma tarde de cultura urbana pensada para a cidade. “Pretende-se apresentar, estimular e apoiar o saber fazer local de desenvolvimento sustentável, interdisciplinar, multicultural e inovador”, explicam.
A programação inclui novas exposições como a da artista portuense Cristina Rodrigues no AP’ARTE Galeria ou do jovem arquiteto Sérgio Marafona no GH Porto. As restantes galerias de arte contemporânea e novas coleções nos espaços expositivos, comerciais e alternativos da zona também serão palco de inaugurações artísticas, acompanhadas por animação cultural gratuita.
Haverá ainda uma Feira do Vinil, CD, K7 e Outros Artefatos Sonoros, na zona pedonal de cruzamento entre a Rua de Miguel Bombarda e a Rua de Boa Nova, junto ao Palácio de Cristal, na loja de música Wasser Bassin que ainda apresenta um DJ set. Nesta mesma zona, a artista plástica e designer Daniela Antunes dá a conhecer o projeto e marca de roupa (re)veste, através de uma oficina de “capacitação e consciencialização para a transformação de peças de roupa em segunda mão ou deadstock proveniente da indústria”. Os horários disponíveis para participar vão das 16 horas às 17h30 ou das 18 horas às 19h30.
Nesse mesmo horário, decorrem outras atividades no Largo da Maternidade Júlio Dinis: uma oficina colaborativa de cerâmica contemporânea, orientada pela artista Sílvia Pinto Costa, para maiores de 12 anos, e uma oficina de origami para crianças a partir dos seis anos, dirigida pela especialista em cultura japonesa, Ana Cancela. Esse largo recebe ainda pelas 17h30 um concerto da banda anglo-lusa, Population: 5.
Já no outro lado do quarteirão, no cruzamento entre Bombarda e Cedofeita, é momento de dançar. Das 16 às 17 horas, terá lugar a oficina “Swing & Blues”, uma aula de iniciação, dinamizada pelo projeto Bota Swing. De seguida, é hora do baile social ao som de Deejay Joe, que estende-se até às 20 horas.
Como é habitual todos os anos, o programa inclui uma visita guiada por algumas das galerias da zona, conduzida por estudantes de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Porto. Além da animação de rua e das inaugurações, os visitantes têm direito à oferta de uma tote bag. Se quiser juntar-se à festa, a estação de metro dos Aliados deixa-o a escassos metros do quarteirão.