cultura

Richie Campbell vai atuar na primeira noite da Queima das Fitas do Porto

Este ano, o evento acontece entre os dias 4 e 11 de maio, no Queimódromo.
É a primeira confirmação da Academia.

Em 1920, os finalistas de Medicina da Universidade do Porto organizaram a chamada “Festa da Pasta”. Tratava-se de um evento com um “grande espírito académico”, que assinalava a passagem da pasta dos estudantes que estavam a terminar o seu curso, os quintanistas, aos que entravam na reta final, os quartanistas.

Em 1944, integrada nestas comemorações, realizou-se pela primeira vez a Missa da Bênção das Pastas, na Igreja dos Clérigos. No ano seguinte, a expressão original é abandonada para dar lugar à conhecida Queima das Fitas do Porto. Ao longo da primeira semana de maio, anualmente, decorrem inúmeras atividades académicas, desde a Serenata, ao Cortejo, passando pelas Noites, concerto Promenade, Festival Ibérico de Tunas Académicas e Sarau Cultural.

Atualmente, o evento é considerado a segunda festa da cidade do Porto e a maior do País. Este ano, a semana académica decorre da 4 a 11 de maio, no seu local habitual e a Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta sexta-feira, que a primeira noite da Queima vai contar com o artista de reggae, dancehall e R&B português, Richie Campbell.

Conhecido por singles como “Do You No Wrong”, “Water” e “Best Friend”, o artista vai apresentar o seu quinto álbum de originais, “Heartbreak & Other Stories”, que conta com êxitos como “Tsunami” e “Let you go”. A FAP admitiu ainda a sua ambição em “elevar a fasquia em 2024, proporcionando uma semana inesquecível, repleta de entretenimento, cultura e tradição académica”.

Os bilhetes para o passe geral para os concertos já esgotaram. Os acessos diários vão estar à venda em breve. 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA