A chuva e os dias enevoados vieram para ficar e não há melhor programa para esta altura do que juntar os amigos ou a família e ir ao cinema. Esta semana, o cartaz dos cinemas do Porto está recheado de bons motivos para trocar o sofá de casa pela cadeira da sala de cinema.
Nos Cinemas NOS, no Alameda Shop & Spot, o grande destaque vai mesmo para “Dune”, de Denis Villeneuve, que estreia esta quinta-feira, 21 de outubro. Ao mesmo tempo, “A Ilha de Bergman”, de Mia Hansen-Løve, também chega às salas. Noutro género, pode ainda contar com “Fantasias”, de David Foenkinos e Stéphane Foenkinos.
Já no Medeia Filmes, no Teatro do Campo Alegre, continua o ciclo dedicado a Éric Rohmer, com títulos como “O Raio Verde” ou “Pauline na Praia”. Até este sábado, 23 de outubro, está ainda a decorrer a Festa do Cinema Francês que conta com uma programação preenchida exibida no Teatro Rivoli.
Tome nota dos filmes em exibição no Porto e das respetivas sessões.
Cinemas NOS/Alameda Shop & Spot
“Dune”, de Denis Villeneuve, com Timothée Chalamet, Zendaya e Oscar Isaac. Este é um remake do filme de David Lynch, em 1984. Conta a história de Paul Atreides, um jovem talentoso que vai ter que viajar para outro planeta para assegurar o futuro do seu povo. Sessões: todos os dias às 19h35 na sala 2; a versão ATMOS todos os dias às 13h30, 17h20 e 21h05 na sala 1.
“A Ilha de Bergman”, de Mia Hansen-Løve, com Mia Wasikowska, Tim Roth e Vicky Krieps. Aqui ficamos a conhecer a história de um casal de cineastas, que se muda para a ilha que inspirou Ingmar Bergman para escrever os seus próximos projetos, até que a realidade e a ficção começam a misturar-se. Sessões: todos os dias às 20 horas na sala 7.
“Venom: Tempo de Carnificina”, de Andy Serkis, com Tom Hardy, Michelle Williams e Woody Harrelson. A história repete-se e novamente vamos encontrar um jornalista que entrevista um assassino e que, por sua vez, vai tornar-se hospedeiro de um ser alienígena. Sessões: todos os dias às 13h50, 16h30, 19h10 e 22 horas na sala 4.
“Fantasias”, de David Foenkinos e Stéphane Foenkinos, com Monica Bellucci, Carole Bouquet e Joséphine Japy. A trama mostra a vida de seis casais e a sua relação com a sexualidade. Sessões: todos os dias às 14h05, 16h55, 19h45 e 22h20 na sala 6.
“Ron Dá Erro”, de Octavio E. Rodriguez, Sarah Smith e Jean-Philippe Vine, com Zach Galifianakis, Jack Dylan Grazer e Olivia Colman. No filme, Barney vai receber um esperado dispositivo B-bot, que deveria ser o seu melhor amigo, mas a tecnologia vem com erros que é preciso solucionar. Sessões: quinta, sexta, segunda, terça e quarta-feira às 13h05, 15h40 e 18h20 na sala 5; sábado e domingo às 10h30 na sala 3.
“Sombra”, de Bruno Gascon, com Ana Moreira, Miguel Borges e Vítor Norte. Esta é a história de uma mulher cujo filho desapareceu em 1998 e que mesmo 15 anos depois continua à sua procura. Sessões: todos os dias às 13h20 e às 16h20 na sala 2.
“Bigfoot em Família”, de Jeremy Degruson e Ben Stassen, com Alexis Victor, Jules Medcraft e Kylian Trouillard. Esta é a história de Bigfoot, que regressa à cidade e, misteriosamente, volta a desaparecer. Sessões: quinta, sexta, segunda, terça e quarta-feira às 14h10 e às 17 horas na sala 7; ao sábado e domingo às 11 horas na sala 4.
“007 – Sem Tempo Para Morrer”, de Cary Joji Fukunaga, com Daniel Craig, Léa Seydoux e Rami Malek. Neste filme, Bond está a aproveitar a vida afastado do trabalho mas tudo muda quando Felix Leiter, da CIA, lhe pede ajuda para resgatar um cientista raptado. Sessões: todos os dias às 13h10, 16h50 e 20h30 na sala 3.
Medeia Filmes/Teatro do Campo Alegre
“O Bom Casamento”, de Éric Rohmer, com Béatrice Romand, André Dussollier, Féodor Atkine e Arielle Dombasle. Conta a história de uma estudante de arte, Sabine, que está farta da situação que vive e diz ao amante que vai casar, mas nem tudo corre como esperava. Sessões: quinta e segunda-feira às 18h30; domingo às 15h30.
“A Mulher do Aviador”, de Éric Rohmer, com Philippe Marlaud, Marie Rivière, Anne-Laure Meury, Mathieu Carrière. A trama retrata a vida de um aviador que era visto com várias mulheres diferentes. Sessões: quinta e segunda-feira às 21h30; sábado às 18h30.
“Pauline na Praia”, de Éric Rohmer, com Amanda Langlet, Arielle Dombasle, Pascal Greggory, Féodor Atkine. A adolescente Pauline começa a aventurar-se no mundo da sedução durante o verão, na praia. Sessões: sexta-feira e domingo às 18h30; terça-feira às 21h30.
“O Raio Verde”, de Éric Rohmer, com Marie Rivière, María Luisa García, Béatrice Romand e Vincent Gauthier. Eis a história de Delphine, que vai passar férias para Biarritz e ouve uma conversa sobre o famoso “raio verde” de que fala Júlio Verne. Sessões: sexta-feira, domingo e quarta-feira às 21h30.
“O Amigo da Minha Amiga”, de Éric Rohmer, com Emmanuelle Chaulet, Sophie Renoir, Anne-Laure Meury e Eric Viellard. O filme conta a história de duas amigas, Blanche e Léa, e o caos emocional das suas relações amorosas. Sessões: sábado às 15h30; terça-feira às 18h30.
“Noites de Lua Cheia”, de Éric Rohmer, com Tchéky Karyo, Fabrice Luchini e Pascale Ogier. Fala da vida de Louise e Rémi, um casal que vive nos arredores de Paris nos anos 80 e que tem visões da vida um pouco diferentes. Sessões: quarta-feira às 18h30 e 21h30; sábado às 21h30; quarta-feira às 18h30.