cultura

Seiva Trupe leva comédia a famílias carenciadas

A companhia de teatro portuense apresenta nova peça de 7 a 31 de outubro na Sala Estúdio Perpétuo.
Fotografias de Paulo Pimenta para Seiva Trupe.

A Sala Estúdio Perpétuo vai encher-se de gargalhadas a partir da próxima sexta-feira, 7 de outubro, e até ao dia 31 deste mês. A culpa é da nova peça da Seiva Trupe, “Bairro Noite e Dia, ou de como Maria José ser Boa Alma não podia”.

A comédia assinada por Jorge Castro Guedes está inspirada em “A Boa Alma de Setzuan”, de Brecht, e conta a história de uma costureira de um bairro considerado problemático a quem sai o Totoloto. Apesar de querer ser bondosa com todos, o assédio de que começa a ser vítima acaba por transformá-la em duas versões muito distintas.

“É um espetáculo bem-humorado, por mais cruel que seja o tema. Porque para nos ‘educarmos cívica e eticamente não temos, necessariamente de ser ‘carrancudos’ ou estar em conflito bilioso com o mundo. Muito menos num momento tão especial como o de que saímos cansados com as limitações a que a Covid-19 nos impôs e os perigos de uma efetiva derrapagem económica (europeia, quiçá mundial) nos ameaça. Precisamos de um teatro ‘gentil’. Mesmo que não se dispense, nem se ausente do real mais duro em que estamos inseridos. Mas que nos desperte compreensão, compaixão e vontade de mudar”, diz o autor, Castro Guedes.

Para esta comédia o elenco conta com nomes como Júlio Cardoso, Sandra Salomé, Guilherme Filipe, Paula Guedes, Miguel Branca, Kátia Guedes, Jaime Monsanto, Luciana Sanhudo, Teresa Fonseca e Costa, Fernando André, Vítor M. Sousa, Mafalda Covas e Mariana Silva Costa.

Além de ser mais um trabalho da conhecida companhia de teatro portuense, “Bairro Noite e Dia, ou de como Maria José ser Boa Alma não podia” terá uma componente solidária. Assim, em conjunto com juntas de freguesia e IPSS, a Seiva Trupe vai abrir a sua sala a famílias carenciadas que desta forma poderão assistir à peça gratuitamente. Como forma de incentivar a população a ir ao teatro, a companhia terá ainda a Ludoteca disponível, um local onde os pais poderão deixar os miúdos com animadores enquanto vão tranquilamente assistir à peça.

Casa da Seiva Trupe desde o início do ano, a Sala Estúdio Perpétuo recebe esta peça de 7 a 31 de outubro, com horários disponíveis às 19 horas de sexta-feira, sábado e domingo e ainda às 21h30 de segunda-feira. Os bilhetes custam 10€, sendo que os portadores do cartão Porto têm um desconto de 50 por cento, valor igual ao que é praticado às segundas-feiras. Todas as informações estão disponíveis através de email (info.reservas.st@nullgmail.com).

Carregue na galeria para ver algumas imagens da peça.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA