Ricardo Peres, um dos elementos do trio fundador dos Commedia à La Carte, juntamente com César Mourão e Carlos Cunha, morreu no passado dia 20 de abril. O ator de 49 anos lutava contra um cancro no pulmão e nos ossos, diagnosticado no início do ano e que já tinha vitimado o pai e a irmã.
Em modo de homenagem, o coletivo de improviso traz aos palvos portugueses um novo espetáculo. “No ano em que morreu um dos fundadores do grupo, nunca lhe poderíamos chamar comédia”, afirmou César Mourão na sua página de Instagram.
A mostra, intitulada “Tragédia a La Carte”, contará com a participação em palco de César Mourão, Gustavo Miranda e Carlos M. Cunha. O espetáculo com uma duração de 90 minutos será, como costume, completamente improvisado pelos três intérpretes em palco. Combina ainda improviso e interação com a plateia, explorando uma variedade de estilos, desde o humor físico à sátira social e política.
“Não há música sem silêncio, como não há comédia sem tragédia. Este ano há uma certeza: será uma desgraça. Será o princípio do fim. Tragédia a La Carte”, lê-se na sinopse oficial da peça, que contará ainda com a participação dos músicos Guilherme Marinho, Jaime Pedras e Nuno Oliveira.
O espetáculo passa pelo Porto de 3 a 27 de outubro, no Teatro Sá da Bandeira, depois de estrear a temporada no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. O espetáculo vai fazer-se à estrada até janeiro de 2025, com apresentações marcadas na Madeira (1 e 2 de novembro, no Centro de Congressos), nos Açores (15 de novembro, no Teatro Micaelense) e na Leiria (23 a 25 de janeiro de 2025, no Teatro José Lúcio da Silva).
Os bilhetes já se encontram à venda online e na bilheteira do Teatro Sá da Bandeira. Os preços variam entre 16€ e 23,50€. A estação de metro dos Aliados fica a poucos passos da sala de espetáculos portuense.