Ao contrário do que era normal, durante três longos anos, os jardins de Serralves mantiveram-se imperturbáveis na primeira semana de junho.. A pandemia impossibilitou a realização do Serralves em Festa, que regressa finalmente este ano para a 17.ª edição. De 2 a 4 de junho, a música, a dança, as performances e as atividades estão de volta ao museu portuense — e o mínimo que se espera é que se repita o número de 250 mil visitantes da última edição.
A festa começa logo no dia 1 de junho, com uma passagem por vários locais da Baixa do Porto, mas também de Vila Nova de Gaia. Depois, tudo acontece nos jardins de Serralves, que se abrem para 50 horas de festa ininterrupta — com entrada gratuita.
Nos habituais concertos pode contar com Rui Reininho, mas também os 808 State & Michael England, bem como os Mouse on Maars e os sul-africanos BCUC. Vai haver também artes performativas, com grupos acrobáticos e dança contemporânea.
O programa inclui ainda uma peça dedicada aos miúdos — “El Gran Final” fala sobre o reencontro de dois palhaços —, espetáculos de marionetas e muito mais para ver e fazer durante três dias inteiros.