cultura

Teatro Nacional São João recebe uma sessão de ópera para os miúdos

O espetáculo, do compositor Sérgio Azevedo, baseia-se no conto “O Rouxinol e o Imperador da China”, de Hans Christian Andersen.
Todos os miúdos estão convidados.

“O Rouxinol e o Imperador da China” é considerado um dos mais bonitos e comoventes contos de Hans Christian Andersen, escrito em 1843. A história centra-se num pequeno pássaro que o velho imperador, espantado com o seu canto, prendeu numa gaiola, para o esquecer pouco depois ao preferir um rouxinol mecânico. Um dia, já moribundo, o imperador percebe que só a beleza da música do rouxinol esquecido o pode salvar da morte.

“O Rouxinol” é uma ópera, inspirada neste conto e que estreou em 2023 no Teatro Nacional de São Carlos, pelas mãos do compositor e libretista Sérgio Azevedo. Destinada especialmente a miúdos maiores de seis anos — mas também aos mais crescidos — esta “ópera miniatura” em quatro atos volta aos palcos com a sua alegoria sobre a liberdade.

O espetáculo convida a viajar por temas essenciais, por vezes, pouco abordados entre os mais novos, como a vida e a morte, a verdadeira beleza e as falsas imitações, bem como a relação entre os humanos e os animais.

A apresentação conta com encenação de Mário João Alves e direção musical do maestro João Paulo Santos. O elenco é composto pela soprano Ana Sofia Ventura e os barítonos Christian Luján e Diogo Oliveira. Inclui também dois figurantes e um pequeno coro, acompanhados por uma orquestra sinfónica clássica. “O Rouxinol” promete levar os espectadores por uma fantasia plena de humor, lirismo e melancolia. 

A produção do Teatro Nacional de São Carlos — que se encontra fechado para obras desde o final de julho — decorre no Teatro Nacional São João no dia 31 de outubro, quinta-feira, às 11 e às 19 horas (sessão dupla), e no dia 1 de novembro, sexta-feira, às 15 horas. 

O preço dos bilhetes varia entre os 7,50€ e os 16€ e podem comprá-los online ou na bilhetaria do teatro. A estação de metro de São Bento é a mais próxima da sala de espetáculos portuense.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA