cultura

Teatro Rivoli faz 90 anos — e os espetáculos são gratuitos

Os artistas da cidade vão ser privilegiados numa programação especial que vai de 18 a 23 de janeiro.
Fotografia de Ágora

Propostas para vários gostos e espalhadas por vários espaços da cidade: vão ser assim as comemorações dos 90 anos do Teatro Rivoli. Os eventos estão agendados para os próximos dias 18 a 23 de janeiro e vão ter entrada gratuita.

Música, dança, literatura, circo contemporâneo ou instalação são alguns dos estilos dos espetáculos que vão homenagear o aniversário desta importante sala portuense. A apresentar a agenda para os próximos dias estiveram o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira e o diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, como explica a Ágora. Nomes como Palmilha Dentada, Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo, Erva Daninha, Cláudia Varejão & Joana Castro ou Sofia Arriscado & Costanza Givone são apenas alguns do que integrarão as celebrações.

Dada a importância do Rivoli, as homenagens vão estender-se a outros palcos da cidade como o Coliseu do Porto, do Teatro do Campo Alegre, o Palácio do Bolhão, o cinema Passos Manuel, o Maus Hábitos ou até a própria Câmara Municipal.

“Lowlands”, de Hélder Seabra, vai ser o espetáculo apresentado no Grande Auditório do Teatro Rivoli a 21 e 22 de janeiro, pelas 21h30. Por sua vez, “12 efeitos de luz”, de Palmilha Dentada, já está em exibição desde 12 de janeiro e vai contar com mais quatro apresentações ao longo da semana.

Inaugurado a 20 de janeiro de 1932, pelo Teatro Rivoli passaram ao longo dos anos muitos artistas e espetáculos memoráveis. Agora, algumas dessas histórias vão ser revisitadas no livro “Cadernos do Rivoli 08-09”, que vai ser lançado às 18 horas desta terça-feira, 19 de janeiro, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto.

Para quem não está no Porto ou não pode deslocar-se à cidade, fica a boa notícia da exibição de “Mal – Embriaguez Divina”, de Marlene Monteiro Freitas, através da “RTP 2”, a 22 de janeiro. A programação completa das atividades de comemoração dos 90 anos do Teatro Rivoli está disponível no site do próprio teatro.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA