cultura

Teatro Rivoli recebe uma competição-concerto em palco — a entrada é gratuita

A estreia nacional do espetáculo, “One Song”, está inserida na alargada programação dos 92 anos do espaço portuense.
É uma estreia nacional.

Sendo um dos pilares do Teatro Municipal do Porto, o Teatro Rivoli celebra 92 anos de existência em 2024. Nesse sentido, tem preparada uma variada programação para a próxima temporada, que inclui grandes estreias nacionais e locais, assim como espetáculos de entrada gratuita.

A temporada começa no próximo fim de semana, dias 19 e 20 de janeiro, com a estreia nacional do espetáculo “One Song” (uma canção, traduzido em português). Da autoria de Miet Warlop, artista visual belga, a performance apresenta-se como uma metáfora de uma competição-concerto ao vivo, onde o público é convidado a formar parte da peça e a erguer-se como se de uma celebração se tratasse.

“No palco vai estar a decorrer uma espécie de competição e, além dos atletas, também vão estar presentes uma chefe de claque e um comentador a desempenhar o papel de apresentador e elo de ligação entre os figurantes no palco e o público”, começa por explicar Miet Warlop à New in Porto.

Trata-se então de um espetáculo, que é composto apenas por uma única canção. Ao longo de uma hora vai ser abordado o tema da perda até à superação. “Podemos dizer que criámos uma espécie de mini comunidade no palco e o objetivo central da perda, de uma forma mais geral como perdermos alguém que nos é próximo até algo mais pessoal, como nos perdermos a nós próprios”, acrescenta a artista de 45 anos.

Nesse sentido, o que Miet quer alcançar com “One Song” é que é possível existir unidade na diversidade, estando implícito numa única música que pretende dar sentido à sociedade inteira e onde o temporário torna-se universal e o pessoal torna-se parte do coletivo.

O espetáculo estreia na sexta-feira, 19 de janeiro, pelas 19h30, sendo que há nova sessão no dia seguinte, às 21 horas. No âmbito do 92.º aniversário do Rivoli, a entrada é gratuita, mediante levantamento dos ingressos nos próprios dias das sessões, a partir das 10 horas, na bilheteira do teatro. A estação de metro dos Aliados fica a poucos passos da sala de espetáculos.

De seguida, carregue na galeria para conhecer os destaques da programação da nova temporada do Teatro Municipal do Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA