A Associação Amigos do Coliseu do Porto é uma entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública. Foi fundada em 1995, por instituições públicas e privadas, empresas, coletividades e centenas de pessoas do Porto, da região e do País, para impedir que o espaço se transformasse num local de culto religioso.
Em 2024, a associação celebra 30 anos de um movimento popular refundador, exemplo da união e resistência, que permite até os dias de hoje, que as portas deste Coliseu — um dos maiores e mais emblemáticos do País — continue a receber cerca de 300 mil espectadores por ano, de todas as idades, nacionalidades, crenças e origens sociais, em espetáculos e eventos de diversas áreas artísticas.
Desde sempre, que o Coliseu do Porto teve a preocupação de falar para a cidade — e o País —, bem como envolver-se nos assuntos da atualidade e levar as pessoas a refletir e agir. É sob essa premissa que a entidade portuense lançou na passada quinta-feira, 7 de novembro, o Clube de Teatro Ativista, um projeto dedicado ao pensamento e ao debate, unindo a arte e o ativismo.
O lançamento do Clube de Teatro Ativista marca o início das comemorações do 30.º aniversário da Associação Amigos do Coliseu do Porto, cuja origem, como já foi mencionado, é um exemplo (ainda vivo) de ativismo popular instantâneo na defesa deste teatro. E, se foi na rua que se gritou “O Coliseu é nosso!”, é para a rua que o Coliseu se abre agora, devolvendo esse ativismo que é a pedra basilar da sua história.
“Com o Clube de Teatro Ativista, abre-se no Coliseu Porto Ageas, um espaço onde o teatro se agiganta na nação. Onde o palco se expande à vida dos cidadãos, onde o guião sai das manchetes e atravessa todos numa urgência de liberdade, autenticidade, comprometimento e pensamento crítico”, começa por explicar à NiP, Miguel Guedes, presidente do Coliseu.
E acrescenta: “Este projeto não reforça apenas a nossa missão de promoção da arte como veículo de mudança e consciência social. Ele mantém viva a memória de um espaço que a todos pertence e que, desde 1941, abre as suas portas aos que amam e defendem o papel central que a cultura pode representar na vida de todos”, defende.
O objetivo é promover e contribuir para a sociedade defender o seu pensamento crítico e de intervenção. É por isso que abre este espaço, independentemente da classe social, idade, origem e ideologia. Se o Coliseu do Porto já é conhecido por receber e produzir um sem fim de obras, das mais variadas vertentes artísticas, a abordar as causas e problemáticas sociais atuais, agora quer mostrar-se (ainda mais) disponível para ouvir, conhecer, debater e agir, livremente, sobre estas mesmas causas.
Na direção artística e orientação do projeto, está o encenador, ator e professor portuense, Pedro Lamares, acompanhado por Filipa Godinho, diretora do Serviço Educativo do Coliseu do Porto. À NiP, o Coliseu garante que neste novo projeto, com verdadeira preocupações sociais, serão abordadas problemáticas sociais atuais como a crise da habitação, a xenofobia, a violência racial, problemas de exclusão social, desequilíbrios sociais e económicos, entre outros assuntos.
Todos estes temas serão explorados através da arte, tendo como recurso o uso de metáforas teatrais, bem como a introdução de exercícios teatrais de coro. “A ideia é abordar estes assuntos e desconstruí-los através de exercícios de voz, introdução de textos teatrais, e outros tipos de técnicas artísticas, trabalhadas em grupo”, explicam.
A partir de quinta-feira, 14 de novembro, até dia 3 de julho do próximo ano, este Clube de Teatro Ativista vai apresentar sessões semanais, todas as quintas-feiras, entre as 18h30 e as 21 horas, no Coliseu do Porto. As sessões vão ser divulgadas e partilhadas com a cidade, de modo a integrar todos os portuenses neste clube e nas problemáticas sociais abordadas.
Todos podem participar no Clube, com ou sem experiência artística, desde que sejam maiores de 15 anos. A participação no Clube de Teatro Ativista tem uma mensalidade de 45€, sendo que pessoas em situação de desemprego têm desconto de 50 por cento. Já os assinantes e sócios do Amigos do Coliseu, usufruem de 20 por cento de desconto. Pode consultar mais informações online.