cultura

Vai poder ver os filmes nomeados aos Óscares, de forma gratuita, no Parque Nascente

Até sábado, 9 de março, o centro comercial portuense celebra o melhor do cinema na 17.ª edição da Premiere Week.
"Barbie" é um deles.

Criados em 1927 pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, os Óscares pretendem premiar, anualmente, os melhores do cinema em diversas categorias. Melhor filme, melhor atriz, melhor ator, melhor diretor e melhor filme internacional são algumas das principais categorias do concurso.

É reconhecido como o maior evento que celebra o cinema e, anualmente, conta com milhões de espectadores de todo o mundo. No Porto, ninguém fica indiferente à cerimónia e o centro comercial Parque Nascente não é a exceção.

O evento, anteriormente conhecido como Red Carpet, é agora intitulado de Premiere Week e promove uma semana inteira de diversas iniciativas para celebrar o universo do cinema. O objetivo é, a partir das diversas dinâmicas, oferecer aos participantes conhecimentos sobre caracterização e fotografia, bastidores e filmagens. 

O espaço comercial acredita ainda que o cinema pode ser um instrumento para promover a inclusão e quebrar estereótipos. Nesse sentido, apresenta a estreia da curta-metragem “Isolados”, um projeto desenvolvido entre o centro comercial e a ACIP, uma cooperativa de Solidariedade Social, sediada na Vila de Joane, no Porto, cuja missão é promover a inclusão e capacitação junto de pessoas com deficiência e incapacidade.

A história desta curta-metragem, desenvolvida pelo realizador José Lemos e o repórter de imagem Tiago Mendes, centra-se na relação de dois irmãos tendo a ruralidade como pano de fundo com o propósito de desmontar preconceitos. Numa aldeia isolada, Rui enfrenta a rotina doméstica enquanto Adolfo cuida do rebanho. Um acontecimento repentino desencadeia uma corrida contra o tempo e revela capacidades inesperadas, resultando num desfecho “emocionante e revelador”.

“O cinema é celebrado de diversas formas nesta Premiere Week porque, de facto, a sétima arte tem importância e impacto na vida das pessoas e o Parque Nascente pretende fazer a diferença na vida de quem nos visita, assim como acompanhar e pautar a sua agenda pelos grandes acontecimentos do ano como é o caso da grande gala dos Óscares do cinema”, começa por explicar à NiP, Ana Doro, responsável pelo marketing do spot portuense, acrescentando: “Estamos muito satisfeitos por poder contar com a participação da ACIP e, neste caso, através do cinema, poder passar uma mensagem de esperança e inclusão”.

Por sua vez, Eduarda Lima, responsável pela comunicação da ACIP salienta que a curta-metragem pretende refletir a felicidade e simplicidade das pessoas com deficiências e incapacidade. “Reflete ao mundo que é possível quebrar barreiras e que, de forma ousada somos capazes de realizar sonhos, de mostrar as nossas competências e, sobretudo, de contagiar com talento”.

Espreite de seguida a agenda desta semana a propósito da Premiere Week. A participação nas atividades é gratuita, requer apenas inscrição prévia na aplicação para telemóveis do Parque Nascente.

Segunda-feira

19 horas — A stylist Patrícia Pereira dirige a talk “Carisma e Identidade” sobre moda e outfits, no piso 1.

Terça-feira

19 horas — Talk make up “Do dia a dia para o ecrã” com o maquilhador André Fernandes, no piso 1.

Quarta e quinta-feira

18h30 às 21 horas — Ciclo de conversas com profissionais de filmagens para miúdos e jovens.

Sexta-feira

20h30 — Concerto em acústico de Pedro Gonçalves, que conquistou o segundo lugar no “The Voice Portugal”, em 2015. No piso 2, na zona da restauração.

Sábado

21 horas — Festa especial dedicada à transmissão dos filmes nomeados aos Óscares.

A exibição dos filmes vai decorrer nas 12 salas de cinema do shopping, com capacidade para mais de duas mil pessoas. Para adquirir o bilhete gratuito, basta fazer a inscrição na aplicação e levantar o mesmo no balcão de informações do centro comercial. 

A estação de metro de Levada fica a poucos passos do Parque Nascente. Até lá, carregue na galeria para espreitar as estreias e novas temporadas de séries para o streaming e a televisão.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA