cultura

Vai poder assistir uma peça de Nuno Cardoso no Porto, de forma gratuita

O evento decorre no dia 16 de março, sábado, no Mosteiro de São Bento da Vitória. A obra é uma homenagem ao 25 de Abril.
É a sua oportunidade de subir ao palco.

Cinco personagens, militares que regressaram da guerra em África dez anos antes, reúnem-se num jantar, um encontro de reflexões sobre um fim e o seu luto, uma espécie de “Última Ceia”. Esta é a proposta de Nuno Cardoso, que pretende levar a cena aquele que é considerado o grande romance sobre o 25 de Abril, na celebração do seu cinquentenário.

Original de António Lobo Antunes, “Fado Alexandrino” é, segundo Nuno Cardoso, encenador, “uma alegoria sobre o fado de ser português”. No palco, a presença e contracena dos atores e as vivências das próprias personagens vão, em quatro tempos, interpenetrar no Estado Novo, na memória da Guerra Colonial em Moçambique, na Revolução dos Cravos e no pós-Revolução.

Nuno Cardoso quer desafiar 200 locais a envolverem-se nesta experiência teatral orientada pelo próprio e os seus restantes atores. A peça vai estar em cena de 5 a 28 de abril, no Teatro Nacional São João. Os interessados podem participar, gratuitamente, desde que comprem um bilhete para a peça (16€) e que sejam maiores de 16 anos.

No próximo sábado, 16 de março, vai decorrer o “Atelier 200” no Mosteiro de São Bento da Vitória, entre as 10 e as 13 horas e das 14h30 às 17h30. O objetivo é permitir aos portuenses (e não só) descobrir comoé feit a uma peça pela orientação de Nuno Cardoso.

Pode consultar mais informações online. A estação de metro de São Bento fica próxima do Mosteiro.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA