cultura

Mosteiro de São Bento da Vitória vai ter libretos de ópera — a entrada é grátis

O projeto Leituras no Mosteiro regressa para uma nova temporada já esta terça-feira.
Fotografia de João Tuna para TNSJ

Estão de volta ao Mosteiro de São Bento da Vitória as Leituras no Mosteiro. O projeto tem três sessões já marcadas e a primeira é esta terça-feira, 21 de setembro, às 19 horas.

“Nesta nova temporada, o texto dramático cede lugar aos libretos de ópera, forma literária olhada com relutância, que têm em comum a ideia de renovação ou a afronta a hierarquias e a ideologias estabelecidas”, explicam em comunicado.

A ópera de 1930, “Ascensão e Queda da Cidade Mahagonny”, com libreto de Bertolt Brecht, vai ser a primeira a entrar em cena e tem coordenação de Nuno M. Cardoso e Paula Braga. Nesta obra, a música, a palavra e a imagem são separadas e o autor aplicou à ópera os conceitos do teatro épico.

“O Ouro do Reno”, que pertence à trilogia “O Anel do Nibelungo”, de Richard Wagner, será a segunda ópera lida, a 19 de outubro. A adaptação de “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, feita por António S. Ribeiro, será a leitura de 16 de novembro.

Apesar de a entrada ser gratuita, o público está limitado a um máximo de 40 pessoas, pelo que deverá fazer previamente a sua inscrição. Todas as informações e a agenda de espetáculos estão disponíveis no site do Teatro Nacional S. João.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA