Para quem está sempre à procura de eventos artísticos no Porto, este mês há uma nova iniciativa para colocar na agenda. Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, de sexta-feira a domingo, a cidade terá 50 espaços dedicados à arte contemporânea. Durante três dias, vão abrir portas à primeira edição do Circuitos’24, promovido pela Direção de Arte Contemporânea da empresa municipal Ágora.
A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade a pessoas e projetos que formam o tecido artístico da cidade, assim como fortalecer o contacto entre o público e a produção contemporânea do Porto.
Instituições, museus, galerias e espaços de arte geridos por artistas são alguns dos locais de criação e exposição que vão a integrar o circuito do evento destinado aos portuenses, e não só, que poderão visitá-los gratuitamente. Ao percurso, junta-se uma lista de eventos com diferentes propostas, desde inaugurações a concertos, performances, conversas e muito mais.
A Galeria Municipal do Porto, por exemplo, vai promover diferentes atividades que pretendem ser uma celebração do panorama artístico da cidade.
No sábado, 16 de novembro, o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai receber, pelas 17 horas, um painel de personalidades ligadas à produção e pensamento de arte no Porto. A conversa decorre sob o tema “A cena de arte contemporânea no Porto hoje: quais as potencialidades e os desafios?”. Pelas 19 horas, o mesmo espaço recebe um concerto do músico Bonga.
Durante os três dias da Circuitos’24 será ainda lançado o “Mapa de Arte Contemporânea do Porto”, uma plataforma digital que pretende permitir o acesso rápido à localização e informações sobre uma ampla variedade de espaços de arte contemporânea na cidade.
A empresa municipal Ágora garantiu à NiP que, em breve, a programação será divulgada e poderá ser consultada no site da Galeria Municipal do Porto.