Prepare-se porque está aí a chegar a 13.ª edição do Festival Porta-Jazz. O evento acontece de 3 a 5 de fevereiro e distribui-se por várias salas do Teatro Rivoli.
Um dos grandes destaques desta edição vai para o pianista portuense Miguel Meirinhos, a quem se vão juntar o saxofonista Joshua Schofield, o trompetista Ricardo Formoso, João Fragoso no contrabaixo e João Cardita na bateria. O Ensemble Porta-Jazz/Robalo também fará uma apresentação que une os festivais de Porto e Lisboa e haverá ainda espaço para conhecer o resultado de uma residência feita no Festival Guimarães Jazz.
Como é habitual, os dias de festival terminarão com showcases no Café Rivoli, pelas 23h30, aos quais se seguirão jam sessions que integrarão não só os músicos do festival como toda a comunidade. Aqui, estão garantidas as atuações de Art’J — JOBRA, ESMAE e Conservatório de Música do Porto.
A sessão de abertura do festival vai acontecer no novo Espaço Porta-Jazz, a 2 de fevereiro, e contará com o concerto do Ensemble Porta-Jazz/Robalo e ainda instalações sonoras de Nuno Trocado, Sofia Sá e Susana Santos Silva. Os concertos no Grande Auditório do Rivoli encerrarão no domingo, pelas 21h30, com o projeto Do Acaso, que junta 12 músicos em palco.
Ao todo, serão 70 artistas que se apresentarão em 17 concertos distribuídos pelos vários espaços do Teatro Rivoli. Os showcases e jam sessions no Café Rivoli têm entrada livre, enquanto os restantes concertos terão bilhetes vendidos em formato de bloco de concertos, sendo que cada um dos sete blocos custa 7€. A programação completa bem como todas as informações sobre o festival estão disponíveis no site do Porta-Jazz.