cultura

Vem aí um evento que junta música e saúde

As 1.ª Jornadas de Música e Saúde estão marcadas para 15 de outubro no M.Ou.Co. e trazem vários especialistas à cidade.
Fotografia de M.Ou.Co.

O Porto já começa a habituar-se aos diferentes eventos promovidos pelo M.Ou.Co., mas há um que se distingue dos restantes. As 1.ª Jornadas de Música e Saúde estão marcadas para 15 de outubro e vão atrair sobretudo pessoas da área da música.

Organizadas pelo Departamento de Música e Saúde do M.Ou.Co, que também está ligado à Clínica da Performance, estas jornadas têm como objetivo principal tentar compreender a realidade atual a nível nacional — e não só — sobre como estão os profissionais da música do ponto de vista físico, mental e auditivo, mas também perceber como é que o ensino está a ser feito e se é de forma saudável. Como este é um tema ainda pouco falado e muitas vezes quase um tabu, a ideia é também estimular a conversa sobre a saúde do músico.

“A saúde e a longevidade dos performers no exercício da sua arte requerem não apenas a adequação dos cuidados de saúde que lhes são prestados, por profissionais que conheçam e considerem as suas necessidades específicas, mas também — e talvez de forma fundamental — atenção à sua formação, para que a construção da saúde ocorra juntamente com a aquisição das habilidades necessárias à performance”, diz a responsável pelo Departamento de Música e Saúde do M.Ou.Co., Flora Vezzá.

Entre os temas que serão abordados ao longo do evento estão áreas como ergonomia e saúde, ansiedade e performance, formação musical e ensino saudável, a condição auditiva dos profissionais de música e técnicas de mindfulness na aprendizagem de instrumentos musicais. Todos eles serão apresentados por profissionais especializados de cada área como professores universitários ou estudantes.

Depois das palestras, que começarão pelas 14 horas, o programa destas 1.ª Jornadas de Música e Saúde termina com um concerto comentado pelas 19 horas. Os bilhetes para o evento custam 10€ e estão disponíveis online. No site do M.Ou.Co. tem ainda acesso a mais informações e ao programa completo.

Carregue na galeria para descobrir mais detalhes sobre o projeto do M.Ou.Co., que completou o seu primeiro ano.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua de Frei Heitor Pinto, 65
    4300-252 Porto

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA