cultura

Vem aí um festival de curtas-metragens — e vai passar pelo Porto

“O Dia Mais Curto” completa dez anos e traz uma programação especial de aniversário.
Imagem de A Primavera Volta Sempre”, de Alicia Núñez Puerto

O solstício de inverno inspirou a criação do festival de cinema “O Dia Mais Curto”, que privilegia as curtas-metragens. Numa altura em que o evento assinala os dez anos de existência, lança um programa que vai espalhar-se por vários locais do País. No Porto, os filmes irão também chegar a várias zonas.

“Organizada pela Agência da Curta-Metragem, a iniciativa é um convite ao encontro com o formato mais curto e original do cinema nacional e internacional”, explica a Ágora no seu site. Esta edição vai dividir-se em quatro secções diferentes, sendo que a “Curtinhas para Todos”, dedicada aos miúdos com mais de seis anos, acontecerá a 3 de dezembro, na Casa das Artes do Porto. Todas as restantes exibições acontecem a 21 de dezembro, precisamente o dia do solstício de inverno.

A secção “Novas Curtas Portuguesas” vai apresentar projetos nacionais que têm sido destacados noutros festivais, como o caso da última edição do Curtas Vila do Conde. A “Curtas do Mundo”, como o nome indica, traz curtas-metragens internacionais, embora com a nuance de serem mais viradas para o humor. A pensar nos miúdos a partir dos três anos há ainda a secção “Amiguinhos”, que traz obras de vários países europeus numa seleção cujo objetivo é agradar a toda a família.

Além da Casa das Artes, a programação do festival vai chegar a outros locais como o Cinema Trindade, o Planetário, a Galeria da Biodiversidade ou a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto. Todas as informações sobre as sessões estão disponíveis no site do evento.

Se prefere ver séries, carregue na galeria para descobrir algumas das que estrearam mais recentemente.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA