Está a chegar ao Batalha Centro de Cinema um novo ciclo temático. Intitulado “Domesticidade(s)”, tem início marcado para 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e termina a 31 de março.
Focando-se no ambiente doméstico, este ciclo de cinema procura “refletir e questionar os papéis atribuídos à mulher e à família na sociedade”, como diz a Ágora no seu site. Com a curadoria a cargo de Ana David e de Alejandra Rosenberg Navarro, as temáticas abordam não só as questões familiares e de diferentes contextos de coabitação como também o trabalho doméstico, a intimidade, o direito à habitação ou mesmo a vivência doméstica.
“Fazendo uso da ficção, do documentário e do cinema experimental, o programa interpela o público sobre as suas próprias práticas e hábitos domésticos, convidando cada espectador a uma reflexão sobre as relações emocionais e de poder que uma casa pode acolher”, diz ainda a Ágora.
Catarina Alves Costa vai integrar uma conversa que será moderada pela arquiteta Alexandra Serapicos, enquanto a cineasta Jessica Dunn Rovinelli e Christina Demetriou farão a conversa de encerramento do ciclo. No mesmo dia, haverá um DJ set no Bar do Batalha.
O “Domesticidade(s)” inclui filmes de 1966 a 2019, onde não faltam trabalhos de nomes como Pedro Almodóvar, Catarina Alves Costa ou Ousmane Sembène. O cartaz completo está disponível no site do próprio Batalha Centro de Cinema.