cultura

O World of Discoveries já reabriu — e traz novidades

O museu e parque temático dedicado aos Descobrimentos melhorou o espaço e os equipamentos. As próximas atividades já estão a ser preparadas.
Para visitar

Em meados de março de 2020, a pandemia obrigou-nos a ficar em casa e os estabelecimentos a encerrar. Agora, mais de um ano depois, o Museu Interativo e Parque Temático World of Discoveries, no Porto, voltou a receber visitas desde 1 de julho.

O espaço, que fica na zona ribeirinha da cidade, junto à Alfândega, caracteriza-se por juntar a aventura e diversão de um parque temático com o conhecimento de um museu. Por isso, os visitantes podem contar com várias salas interativas para explorar, juntamente com um passeio de barco que irá levá-los ao longo de 13 cenários à escala real. É nessa viagem que vão conhecer um pouco melhor a época dos Descobrimentos e a história da primeira circum-navegação do mundo, feita por Fernão de Magalhães.

“A primeira circum-navegação, um dos grandes feitos do mundo moderno, realizada por Fernão de Magalhães, é o grande destaque desta nossa reabertura, numa altura em que se celebram os 500 anos da circum-navegação, sendo o nosso Museu parceiro oficial da Estrutura de Missão Magalhães 500”, diz o diretor do World of Discoveries, Sandro Neves.

Apesar de ser um dos motivos de interesse nesta reabertura, não é o único. Tanto os visitantes escolares como o público nacional e estrangeiro vinha há algum tempo a pedir ao museu para reabrir, algo que foi possível agora. Durante estes meses de paragem, a fachada do local foi renovada, alguns dos espaços interiores também foram melhorados e os sistemas de áudio e vídeo presentes nos barcos foram trocados por outros com tecnologias mais modernas e eficientes.

Uma vez que atravessamos ainda um período de pandemia, as condições de segurança e higiene não foram descuradas. Dessa forma, o espaço foi adaptado para incluir acrílicos nas zonas de atendimento ao público, a limpeza e desinfeção de todo o espaço é feita com maior frequência, os barcos também são limpos depois de cada utilização e é necessário, naturalmente, utilizar máscara durante toda a visita.

“Aqui pode reviver a história que mudou o Mundo, com toda a segurança e entusiasmo. Podem esperar momentos únicos, visitas pontuais guiadas pelos próprios navegadores e uma equipa de guias disponível para tornar a visita num momento irrepetível, lúdico e de aprendizagem”, afirmou ainda à New in Porto o diretor.

Apesar de faltar algum tempo, a próxima grande atividade que está a ser preparada pelo World of Discoveries é o Hallohiscape. Este evento já se realizou por duas vezes e trata-se de um escape room sobre os Descobrimentos pensado para a altura do Halloween. Com o apoio do próprio navegador virtual Fernão de Magalhães, a atividade poderá ser feita tanto individualmente como em família ou pequenos grupos de amigos.

O preço dos bilhetes para este museu interativo varia entre os 7,65€ e os 15€, conforme a idade dos visitantes e se a compra é feita online ou ao balcão. Todas as informações estão disponíveis no site do museu.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua de Miragaia, 106
    4050-387 Porto
  • HORÁRIO
  • Terça a sexta das 10h às 18h
  • Fim de semana e feriados das 10h às 19h
  • Fecha à segunda-feira

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA