fit

A aletria sem açúcar apta para bebés que vai deixar todos rendidos à iguaria natalícia

É possível fazer versões mais saudáveis dos doces tradicionais desta época. Basta trocar alguns ingredientes.
É uma versão saudável e igualmente saborosa.

Ainda faltam alguns dias para começar a contagem decrescente para o Natal. No entanto, os doces tradicionais já começaram a aparecer lá por casa. Nas semanas que antecedem a noite da Consoada, os almoços e jantares em família são oportunidades perfeitas para preparar as sobremesas que serão servidas ao longo da quadra para que todos fiquem contagiados pela magia desta época. Porém, surgem acompanhadas de um dilema: como comer as iguarias natalícias sem estragar a dieta? A solução passa por escolher versões mais saudáveis.

As tradicionais rabanadas e filhoses de Natal são fritas e levam muito açúcar — um dos ingredientes que deve substituir. Para fazer uma aletria mais saudável e apta para os mais novos, a nutricionista Maria Gama, do blogue “Põe-te na linha” escolheu adoçá-la com peras cozidas.

“A introdução do açúcar na alimentação das crianças deve ser atrasada o máximo possível. Por isso, experimentei esta receita, adoçada sim, mas com fruta. É uma alternativa que a torna menos calórica”, acrescenta.

O truque, revelam os especialistas em nutrição, é perceber que alterações podemos fazer de forma a que as sobremesas tradicionais fiquem igualmente saborosas, mas mais amigas da dieta.

Do que precisa

— massa aletria
— 200 mililitros de leite magro (também pode ser utilizada água)
— 2 peras cozidas (mais 50 mililitros de água de cozer as peras) ou 2 pacotes de puré desta fruta
— 2 gemas
— 1 pau de canela
— canela q.b.
— casca de limão q.b.

Como se faz

Comece por cozer a massa aletria em água. Num tacho à parte coloque o leite, o pau de canela e a casca de limão a aquecer. Numa tigela, triture as peras com a varinha mágica, e envolva-as com a água de cozer a aletria. Junte à mistura anterior e vá mexendo até levantar fervura. Depois, devagar, adicione a aletria a esta mistura, mexendo sempre para ficar bem envolvida. Bata as gemas com pouco de leite numa tigela. Retire o tacho da aletria do lume e envolva as gemas, mexendo bem para ficarem distribuídas de forma homogénea e bem envolvida. Leve novamente ao lume, no mínimo, durante dois minutos. Distribua por pratos ou tigelas pequenas e finalize com canela em pó. Não coloque canela na porção destinada aos bebés.

Carregue na imagem e tome nota de outras receitas saudáveis de doces tradicionais de Natal.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA