Não é propriamente uma novidade, mas a julgar pelo buzz que tem gerado nas redes sociais, ninguém diria. A bebida que está a enlouquecer os membros de vários grupos — dos dedicados ao fitness à alimentação saudável e até de mães — voltou às prateleiras dos supermercados Mercadona na passada quinta-feira, 16 de fevereiro.
O produto que já tinha estado à venda em Portugal foi retirado temporariamente do mercado, na sequência de inúmeras reclamações sobre o mesmo. O motivo? Essa primeira versão tinha demasiados açúcares e pouco aroma a café. Apesar dos defeitos que lhe apontavam, a bebida era muito procurada pelo elevado teor de proteína e por ser fácil de transportar e consumir.
Sabendo que se tratava de um produto com muito potencial a cadeia de supermercados decidiu fazer alguns ajustes à fórmula e reintroduzi-o no mercado, como explicou à NiT: “A bebiba foi alvo de uma melhoria de qualidade realizada aplicando o Modelo de Coinovação da Mercadona onde, através de escuta ativa dos nossos clientes, decidimos alterar a composição com base em três premissas: torná-lo ainda mais saboroso, através do aumento de soja e alterando o tipo de extrato de café, e eliminando o açúcar.”
Beber café com leite pela manhã é um dos hábitos mais comuns dos portugueses. Porém, uma das coisas a ter em conta, quando se trata de alimentação saudável, é a importância de começar o dia a ingerir proteína. E é por este motivo que a recém-reformulada bebida de soja com aroma de café à venda na Mercadona se tornou um fenómeno junto dos clientes.
Tem o mesmo sabor de uma meia de leite, com a vantagem de ter um elevado teor proteico — e é super prática. Basta agitar o pacote e beber — num copo ou pelo caminho. Se gosta de começar o dia com uma bebida quente, também a pode aquecer. É ainda uma ótima opção para quem segue uma dieta vegan, ou é intolerante à proteína do leite.

“Esta bebida vegetal à base de soja não transgénica com extrato de café, sem adição de açúcares, da Hacendado, marca própria da Mercadona para bebidas e alimentação, é única no mercado”, adianta à NiT Ana Quintas, responsável pelas bebidas vegetais da retalhista.
É isenta de lactose e de glúten e por 100 mililitros desta bebida está a consumir 31 calorias, 3 gramas de proteína e 0,7 de hidratos de carbono. Cada embalagem de um litro custa 1,25€ e tem 310 calorias.
A fama da retalhista espanhola deve muito ao passa-palavra que elogia produtos que levam milhares de portugueses a fazerem uma espécie de peregrinação à loja mais próxima (que até pode ser a dezenas de quilómetros).
Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos sem glúten que estão à venda na Mercadona.