fit

A deliciosa tarte de granola e iogurte que vai querer provar este verão

É uma opção super saudável e que é preparada com fruta de época.
São só 10 minutos no forno.

Há muito tempo que as tartes fazem parte da gastronomia dos mais diversos países e civilizações. Da Roma Antiga à Inglaterra da Idade Média, há receitas que fizeram história. E embora as primeiras receitas de tarte que se tivessem popularizado fossem muitas vezes salgadas, e até com carnes, há aqui muito potencial para explorar.

O bom das tartes é que, com os ingredientes certos, podemos adaptar a qualquer altura do ano e com opções saudáveis. Vale a pena uma fatia quentinha de algo mais salgado durante o inverno. No verão, não há nada como algo doce e fresco.

É isso que nos traz a esta sugestão de tarde de granola e iogurte. A receita é da autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, e é mais uma opção saudável a ter em conta agora que o calor convida a doces mais frescos.

A garantia da nutricionista é que é uma opção super refrescante e, tão ou mais importante, “ficou mesmo deliciosa”. Depois de tudo preparado para a base e recheio, são 10 minutos que vai ao forno.

Do que precisa

Para a base:

300g de granola de mel

— 4 colheres de óleo de coco derretido

3 colheres de sopa de iogurte grego natural

Para o recheio:

— Uma embalagem de iogurte grego natural

— Uma saqueta de gelatina incolor

— Uma colher de sopa de sumo de limão

— Uma colher de chá de raspas de limão

6 colheres de sopa de xarope de ácer

— Fruta de época

Como se faz

Comece por triturar a granola com o óleo de coco. Misture o iogurte e envolver bem. Deite a mistura numa tarteira forrada com papel vegetal e espalhar. Leve ao forno por 10 minutos pré-aquecido a 180º. Depois ,numa tigela colocar o iogurte e juntar o xarope de ácer, sumo e raspa de limão. Misturar. Dissolver a gelatina num pouco de água (cerca de 3 a 4 colheres) e juntar ao iogurte. Misturar. Deitar sobre a base já fria e levar ao congelador ou frigorífico. Termine a decorar com fruta fresca, sugere a nutricionista.

É  fã de iogurte seja em que altura do ano for? Carregue na galeria para descobrir outras seis receitas de bolos de iogurte saudáveis e deliciosos.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA