fit

Afinal, a paralisia de Justin Bieber pode ter sido causada pelo vírus da varicela

A síndrome que levou o artista a fazer uma pausa na carreira chama-se Ramsay Hunt e pode provocar dores nos ouvidos e vertigens.
O cantor cancelou concertos.

Primeiro, chegou o anúncio dos espetáculos cancelados, depois a explicação do motivo que levou Bieber a fazer uma pausa forçada na carreira. “Como podem ver, o meu olho não está a piscar. Não consigo sorrir deste lado da face. A minha narina não se move. Este lado da minha cara está totalmente paralisado”, revelou o artista nas suas redes sociais.

O cantor canadiano foi diagnosticado com síndrome de Ramsay Hunt e sofre de uma paralisia facial no lado esquerdo. Contudo, os médicos garantem que deverá conseguir recuperar a 100 por cento após muito descanso. Alertam, contudo, que a recuperação total poderá demorar vários meses. Ou seja, neste momento é difícil prever quanto tempo irá durar o interregno na carreira do intérprete do sucesso “Baby”.

Que este síndrome é esta?

A síndrome de Ramsay Hunt diagnosticada a Justin Bieber é uma complicação rara e dolorosa da reativação do vírus varicela-zoster (VVZ), que permanece adormecido no organismo após a infeção inicial. “Normalmente só surge em pessoas que já tiveram varicela no passado e, muitas vezes, décadas após a exposição inicial ao vírus“, explica a pediatra Sara Aguilar à NiT.

“A primeira infeção com este vírus dá origem à varicela comum que conhecemos dos miúdos, que anos mais tarde pode ter outras consequências — como este síndrome”, adianta a profissional.

A condição foi descoberta em 1907 por um neurologista norte-americano chamado James Ramsay Hunt. É um distúrbio neurológico raro que pode inflamar e paralisar um nervo facial e causar uma erupção cutânea dolorosa à volta das orelhas ou da boca. 

Segundo a “Revista Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço”, a paralisia acontece quando um surto de herpes zoster afeta o nervo facial perto de um dos ouvidos. É a terceira principal causa de paralisia facial e a segunda não traumática, lê-se no documento. A doença não é contagiosa e, por regra, manifesta-se em pessoas com o sistema imunitário fragilizado.

Muito idêntica à síndrome chamada Zona provocada pelo mesmo vírus, a Ramsay Hunt também provoca erupções vermelhas com líquido, mas em vez de se localizarem no tronco, como na Zona, surgem dentro e à volta das orelhas.

“Embora geralmente seja uma erupção cutânea autolimitada, pode ser mais grave e com muita dor associada, que pode durar semanas a meses”, explica à NiT Ana Teresa Boquinhas, especialista em Medicina Interna na CUF Tejo.

Os especialistas apontam a dor forte nos ouvidos, a paralisia facial, as vertigens, dores de cabeça e olhos secos como os principais sintomas da doença. “Tal como na Zona, os achados físicos incluem bolhas, com líquido claro, agrupadas numa base vermelha. Geralmente são muito dolorosas. Pode também surgir febre, especialmente se as lesões forem extensas”, refere a médica da CUF.

A recuperação de Justin Bieber

O cantor canadiano recorreu novamente ao Instagram para partilhar com os fãs a evolução do seu estado de saúde, depois de revelar a paralisia facial, provocada pela síndrome de Ramsay Hunt, que o obrigou a cancelar dois concertos no Canadá da digressão “Justice World Tour”.

Nas stories, a estrela de 28 anos avançou que está a melhorar a cada dia que passa. “Sei que esta tempestade vai passar, mas, entretanto, Jesus está comigo”, escreveu.

Bieber também partilhou com os fãs que está a fazer exercícios faciais e a descansar para poder “regressar a 100 por cento” aos concertos. A tour que já conta com alguns concertos adiados, tem datas agendadas para mais de 20 países até março do próximo ano. Está prevista uma passagem por Lisboa em janeiro de 2023.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA