Ginásios com vista para o mar, ambiente calmo e onde todos treinam acompanhados. São tão raros que, por vezes, parecem fruto da nossa imaginação, mas existem. O Ideal Korpus, que chegou ao Porto em 2019, é um deles. E desde setembro que tem mais uma vantagem que o diferencia: ali, os atletas não pagam mensalidade.
Nos últimos tempos, o mundo do fitness está a ser varrido por uma nova tendência que se traduz na preferência por espaços mais intimistas. A procura por treinos acompanhados, longe da confusão das grandes cadeias, é cada vez maior. Falamos de locais tranquilos, com menos pessoas e maior liberdade no que toca à utilização de máquina e aparelhos.
Face a esta realidade, os profissionais começaram a procurar spots com as características exigidas pelos clientes — o que nem sempre é fácil. A gerência do Ideal Korpus percebeu esta necessidade e quis “oferecer essa liberdade” a quem precisa.
“Aqui os PT podem gerir as suas carteiras de alunos, sem qualquer intromissão da nossa parte. É como se tivessem um ginásio de luxo, como todo o material necessário, mas sem terem de fazer esse investimento”, explica o coordenador do espaço.
A tipologia não é muito comum em Portugal, mas já é um fenómeno internacional. “Para os alunos também é uma mais-valia, porque pagam apenas a mensalidade do profissional que os acompanha. Não pagam nada ao ginásio, nem exigimos qualquer fidelização”, refere.
Os horários também deixam de ser um problema para quem quiser dar aulas, ou uma desculpa para quem diz nunca ter tempo para treinar. “Os profissionais têm um código que lhes dá acesso ao ginásio 24 por dia, 365 dias por semana, sem qualquer limitação. Se entender dar aulas às 4 horas da manhã, podem fazê-lo”, avança Joni Sá.
Instalações de luxo
Mafalda e Rui Caetano, mãe e filho, criaram a cadeia há cerca de 20 anos, com um primeiro ginásio em Paredes. Entretanto, abriram outro em Penafiel e em 2015, com o boom do crossfit em Portugal, decidiram arriscar e inauguraram uma box na mesma cidade, a Crossfit IK. O sucesso foi tal que dois anos mais tarde abriram outro espaço dedicado à modalidade.
Atentos às modas e necessidades do público, voltaram-se para o padel e abriram três complexos — dois em Paredes e outro em Gandra. Com a chegada da pandemia, em 2020, viram-se obrigados a fechar portas dos ginásios e, mais uma vez, sentiram que precisavam de se reinventar. A solução foi levar a dinâmica dos estúdios de treino para o ar livre, na Quinta de Cepêda em Paredes, num ambiente de natureza, para poder receber os alunos em segurança.
Como não gostam de estar parados e inovação é uma das suas palavras preferidas, em 2019 levavam para o Porto o conceito dos spots premium. “Não é um ginásio tradicional. Quisemos fazer um estúdio de personal training de eleição com uma vista incrível para o mar.” Em 2023 entram na segunda fase deste projeto, com o programa de cowork. “Já é algo que vemos nos outros negócios, por isso fazia todo o sentido trazê-lo para o fitness.”
A cadeia disponibiliza ainda uma equipa multidisciplinar com nutricionistas, fisioterapeutas e massagistas. “Estamos disponíveis para apoiar os PT e os alunos nestas áreas, se for essa a necessidade. O objetivo é oferecer serviços 360 na área da saúde e bem-estar”, refere o coordenador do estúdio do Porto.
Os PT que queiram dar aulas no Ideal Korpus 2.0 só precisam de entrar em contacto com a empresa para se inscreverem e acertarem detalhes. “É como uma inscrição normal num ginásio, mas neste caso para o treinador e não para o aluno.” Por 450€ por mês têm acesso ilimitado a “instalações de luxo” para darem treinos e gerir a carteira de clientes como “bem entenderem”.
Carregue na galeria para conhecer os detalhes do luxuoso ginásio às portas do Parque da Cidade do Porto.