fit

As aulas de Pilates onde os cachorros são os protagonistas estão a chegar ao Porto

A Puppyology não só quer oferecer doses de fofura, mas a possibilidade de encontrar um lar para os participantes de quatro patas.
Poderá dar lar a um destes cachorros.

O Pilates tem ganho cada vez mais fama entre celebridades e não só. A prática desta atividade física tem inúmeros benefícios como o fortalecimento dos músculos, graças aos movimentos controlados, precisos e fluidos, onde o foco é a respiração. A modalidade, criada por Joseph Pilates, é conhecida por deixar os participantes muito mais tranquilos. Mas já imaginou levar esse grau de relaxamento para outro patamar? É essa a proposta da Puppyology, um programa criado por Bárbara Lemos.

A jovem de 23 anos deu início ao projeto num estúdio em Braga, onde mistura a modalidade com uns protagonistas muito especiais: cachorros. O objetivo é sensibilizar para a prática de exercício físico, mas sobretudo para uma adoção responsável.

“A ideia surgiu na sequência de umas aulas que tive neste formato durante a minha licenciatura em Psicologia e Criminologia na Anglia Ruskin University, em Cambridge, no Reino Unido”, começa por revelar à New in Porto, acrescentando: “Além de ser um ótimo escape para a rotina e correria diária, ajuda a controlar os níveis de ansiedade”.

No curso, um dos estudos analisados pelo professor despertaram a curiosidade de Bárbara. Segundo a American Psychiatric Association, várias experiências comprovavam o efeito positivo do contacto com animais, especialmente cães e gatos, para a saúde mental. Ainda no Reino Unido e, curiosa para comprovar a teoria por ela própria, inscreveu-se num ginásio que oferecia aulas de ioga com cachorros.

Após algumas sessões percebeu que, no final, se sentia mais relaxada. “Concluí, tal como demonstrava o estudo, que as pessoas com animais de estimação, ou contacto frequente com cães ou gatos, apresentam índices de ansiedade, depressão e stress inferiores aos das pessoas que não têm animais”, explica.

Em junho do ano passado, a estudante voltou para Portugal decidida a criar um projeto idêntico na sua cidade natal, Braga. Inspirada na sua relação com as suas próprias cadelas, começou a pesquisar qual seria a modalidade ideal para as pessoas terem contacto com os animais. “O Pilates surgiu após uma conversa com a minha mãe. Ela é diretora da escola Braga Dança e falou-me dos benefícios da modalidade, demonstrando ainda o seu entusiasmo em incluir a iniciativa na academia”, conta.

No verão do ano passado, tudo aconteceu. A Puppyology nasceu depois de encontrar uma associação de cães e gatos para adoção e ultimar pormenores com a professora que iria lecionar a aula. “O objetivo é aliar três coisas importantes: a saúde mental, física e arranjar um lar para os animais”.

A primeira sessão aconteceu em outubro de 2023 e contou com 45 participantes. Dos 11 cachorros que acompanharam a manhã, oito foram logo adotados. Desde então que as aulas têm vindo a superar as expectativas e os pedidos para fazer levar a dinâmica para outros locais do País não têm parado. 

No próximo fim de semana, 24 e 25 de fevereiro, a Puppyology chega ao Porto. As aulas vão decorrer num espaço na Boavista, que aposta na saúde mental e física, tornando-se o local ideal para receber os patudos que estão à procura de um lar. Estamos a falar da OM Academy & Mind Spa.

As vagas para as três sessões de sábado e domingo esgotaram rapidamente, obrigando a equipa a abrir a agenda para março. As próximas sessões estão marcadas para sábado 23, às 15 horas, depois às 16h30 e uma última pelas 18 horas.

A participação tem um custo de 17€ e inclui a prática de Pilates, a companhia dos animais, snacks saudáveis e uma garrafa de água. Pode inscrever-se através do Instagram do projeto. A atividade destina-se não só a praticantes assíduos da modalidade, mas a todos os que sempre desejaram experimentar. E o mais importante é que pode sempre adotar um dos cachorros da Abandoned Pets Portugal.

 
 
 
 
 
Ver esta publicación en Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Una publicación compartida de Puppyology® (@puppyologyofficial)

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA