fit

As (deliciosas) bolachas de gengibre fit que se preparam em 30 minutos

Vão ser um sucesso nos lanches deste Natal. Grande parte do tempo de preparação é passado a esperar que estejam no ponto.
Vão ser um sucesso.

As luzes, as árvores e as decorações são elementos muito importantes do Natal. No entanto, não são os únicos. As especialidades típicas desta época estão gravadas nas memórias de gerações inteiras e um dos sabores inesquecíveis desta altura do ano é, sem dúvida, o gengibre.

Amado por uns, odiado por outros, historicamente, esta raiz era usada unicamente como um medicamento. Ajuda, por exemplo, a aliviar problemas no estômago e é usado com esse intuito até hoje. Contudo, é também apreciado pelo seu aroma apimentado.

Os vestígios das primeiras receitas com gengibre remontam a 2400 antes de Cristo e foram encontradas na Grécia. Na Idade Média, as bolachas aromatizadas com esta especiaria começaram a tornar-se populares em países como a Alemanha, França e Reino Unido.

Originário da Ásia, era de difícil acesso, o que o tornou um ingrediente associado à época festiva. Por isso mesmo, os famosos biscoitos rapidamente começaram a ganhar diferentes formas alusivas ao Natal, como estrelas, bonecos, animais e, claro, as famosas casas.

Atualmente, existem inúmeras receitas de bolachas de gengibre, umas mais complexas, outras fáceis de preparar, como a versão criada por Vânia Ribeiro, do blogue “Made By Choices”. São bastante simples de fazer, visto que o objetivo é solicitar a ajuda dos miúdos.

Do que precisa

— 220 gramas de farinha de aveia
— 60 gramas de amêndoas
— 150 gramas de tâmaras (sem caroço)
— 45ml de óleo de coco derretido
— 80ml de bebida vegetal
— 1 colher de sopa de canela em pó
— 2 colheres de chá de gengibre em pó
— 1 colher de chá de fermento bio para bolos

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Num processador de alimentos, junte todos os ingredientes e triture até obter uma massa maleável e que se descole dos dedos. Coloque o preparado entre duas folhas de papel vegetal e estique com um rolo. Corte a massa com formas natalícias e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até estarem douradas. Depois, deixe arrefecer completamente e reserve-as num frasco de vidro fechado (duram até duas semanas).

Carregue na galeria e descubra outras receitas fáceis de preparar com os miúdos.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA