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As rabanadas amigas da dieta que se fazem em 15 minutos no forno

Este doce típico da Natal vai passar a ser a sua sobremesa saudável favorita — e todos vão querer repetir.
Ficam com este aspeto incrível.

Fatias douradas, pain perdu (literalmente, pão perdido) ou french toast. Estes são apenas alguns dos nomes pelos quais são conhecidas as rabanadas. A textura cremosa e o sabor forte a canela deixam qualquer um rendido. Porém, a versão original está carregada de açúcar e o facto de serem fritas em óleo não ajuda. A alternativa para não passar ao lado dos doces típicos de Natal é recriar opções mais saudáveis.

Tal como acontece com muitas outras receitas, não existem certezas em relação à sua origem. No entanto, as fatias douradas, já apareciam documentadas no século XV. O livro espanhol “Arte de Cozina, Pastelería, Vizcocheria y Conserveria”, de 1611, refere que são indicadas para a recuperação depois dos partos.

Independentemente da sua história, é certo que vão fazer parte da quadra natalícia. No entanto, tal como acontece com muitas outras iguarias típicas desta época, não são uma boa opção quem quer perder peso, sendo especialmente o mês de dezembro uma altura de excessos. A forma de evitar dar cabo da dieta é optar por uma versão mais saudável que a tradicional, como a da nutricionista Lillian Barros.

Do que precisa

— 6 fatias de pão de forma de centeio
— 200 mililitros de bebida de aveia sem adição de açúcar (ou leite magro)
— 1 colher chá de essência de baunilha
— 1 casca de limão
— 1 colher de chá de stevia
— 3 colheres de sopa de água
— 1 a 2 ovos
— 1 a 2 claras de ovo
— 1 pau de canela
— 1 pitada de canela em pó

Como se faz

Comece por “adoçar” e aquecer a bebida vegetal, com o pau de canela, a essência de baunilha e a casca pequena de limão. Molhe as fatias de pão no preparado de leite/bebida vegetal, deixando “ensopar”. No final, deixe escorrer o excesso. Bata os ovos e as claras com as colheres de água e passe as fatias já escorridas na mistura obtida.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus sobre papel vegetal durante 15 a 20 minutos (ou o tempo suficiente para ficarem douradas de ambos os lados). Em alternativa, pode colocar as fatias numa frigideira anti-aderente bem quente (apenas uns minutos de cada lado).

Carregue na galeria para descobrir quais são os doces de Natal mais calóricos. Spoiler alert: o primeiro lugar é ocupado por uma proposta considerada “a melhor” por muitos.

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