Sara Reuss foi mãe há dois anos do pequeno Xavier. O que seria um dos maiores momentos de felicidade revelou-se numa experiência traumática, mas enriquecedora. O bebé nasceu prematuro e isso obrigou-o a ficar longas semanas no serviço de neonatologia, sem saber quais as sequelas futuras.
Quando teve alta, Sara Reuss, que é terapeuta ocupacional especialista em integração sensorial e massagem infantil, decidiu dedicar todo o seu tempo para ajudar o filho a desenvolver-se. “Estudei mais e informei-me sobre tudo o que podia fazer para estimulá-lo. Felizmente, o Xavier não ficou com qualquer sequela e o seu desenvolvimento é, neste momento, normal para a idade”, revela à NiT.
Ao longo deste ano a terapeuta percebeu que precisava de disponibilizar as mesmas ferramentas de estimulação multisensorial para ajudar outros pais que passassem por uma situação semelhante. E encontrou a abordagem mais adequada para o fazer: a Little Steps, um spa e centro de desenvolvimento infantil.
Com um nome carregado de significado, uma vez que era o que os médicos lhe diziam durante o internamento do filho, Sara abriu o seu spa para bebés a 6 de janeiro, em Matosinhos.
Como a descrição indica, por lá encontra um espaço tranquilo com tudo o que precisa para ajudar no desenvolvimento dos mais pequenos. Dentro da panóplia de serviços encontra terapia ocupacional, da fala, ecografias emocionais, consultas de psicologia infantil e para mulheres. Mas o grande destaque é mesmo o spa para bebés, em que os miúdos se aventuram na água com a ajuda de uma boia no pescoço.
A sessão começa com os pais e o bebé no baloiço, para que o miúdo se comece a ambientar ao espaço, enquanto Sara Reuss explica aos pais o procedimento e os benefícios da prática. Depois passam-no para um muda-fraldas para o preparar para entrar na água. Durante este momento é feito um aquecimento articular, porque, como explica a terapeuta, os bebés ficam em movimento livre e conseguem mexer-se mais do que no solo.
Entretanto é colocada a boia — caso tenha mais do que um mês de vida — e é passado então para a água. “Num primeiro momento deixamos-lo simplesmente desfrutar da água e ambientar-se e só depois, com a luz baixa, ligamos os jatos, na intensidade adequada a cada idade, e os pais são então convidados a fazerem algumas atividades preparadas por mim para estimularem a criança”. No final deste momento mágico, que dura cerca de 25 minutos, fazem ainda uma massagem shantala que ajuda os bebés a relaxarem ainda mais. O preço médio das sessões é de 45€.
Segundo Sara Reuss, existem várias vantagens neste método. “Além dos benefícios calmantes que a hidroterapia tem e da estimulação motora, como estão em movimento livre acaba por ajudar na regulação dos órgãos, sobretudo na parte digestiva e respiratória. Ajuda, por exemplo, aquelas crianças que sofrem com cólicas e obstipação, deixando-as mais aliviadas.”
O Little Steps recebe miúdos que tenham entre um e 18 meses. “Está também indicado para bebés com atraso do desenvolvimento, uma vez que as sessões são dirigidas por uma profissional com formação nessa área”, diz a terapeuta.
As marcações de todos os serviços podem ser feitas através do número de telemóvel 933 467 157 ou por mensagem privada através das redes sociais Facebook e Instagram da Little Steps.
Carregue agora na galeria para conhecer melhor o Little Steps.