fit

Barriga sarada e corpo tonificado: a musa do fitness Tábata Chang explica como se faz

Já ganhou competições de bodybuilding. Agora, o objetivo é manter-se saudável, sem exageros, ajudando outros a fazerem o mesmo.
Dar tudo para o verão.

Basta fazer um scroll pelo seu feed de instagram para perceber porque é que ninguém lhe fica indiferente. Tábata Chang tem um milhão de seguidores nesta rede social e é a musa fitness brasileira que ajuda milhares de pessoas a perder peso e a gostar do que vêem ao espelho. Além de partilhar treinos diários, também revela dicas, receitas e histórias de vida, tudo misturado com generosas doses de humor.

Tábata, de 35 anos, formou-se em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mas a sua jornada no mundo do exercício físico começou antes, como revela à NiT.

“A minha relação, a sério, com compromisso, com a vida fitness começou em outubro de 2014, porém, não posso esquecer as inúmeras tentativas que fiz antes disso. Entre idas e vindas, o meu tão esperado despertar para o estilo de vida saudável teve como motivação a oportunidade de poder compartilhá-lo no Instagram“. Foi nesta rede social, na altura ainda com menos de 10 mil seguidores, que Chang começou a produzir conteúdos relacionados com o exercício físico. “Foi uma maneira de me dar o gás que precisava para não desistir como nas outras vezes todas que tentei”, explica.

“Fui me envolvendo cada vez mais, aumentando as idas ao ginásio e mudei a alimentação”. Depois de anos “a comer mal” — devorava Ruffles e Coca-Cola ao pequeno-almoço — passou a ter mais consciência do que comia e a seguir uma alimentação equilibrada.

À medida que resultados iam surgindo eram partilhados nas redes “o que chamou muito a atenção do público”, revela. Entre 2015 e 2017, “simplesmente vivia para me dedicar a esse estilo de vida e os meus conteúdos, que antes eram divididos entre fitness e moda, passaram a ser apenas sobre ginásio e dieta”.

Por esta altura, definiu outro objetivo: entrar em competições de bodybuilding na categoria bikini fitness. Tornou-se campeã na modalidade e “atingi 400 mil seguidores no Instagram. Tornei-me referência nesse ramo e, consequentemente, surgiram muitas parcerias e trabalhos como modelo”. Tábata conta que foi um período muito intenso — os treinos duravam horas e estava muito focada nas dietas (cada vez mais restritas).

Depois de um treino.

A mudança 

“Em 2018, o meu organismo me pediu para parar”. A criadora de conteúdos descreve à NiT como se sentia: “a minha mente estava desgastada, o meu corpo vivia cansado e o excesso de cobranças me começaram a fazer muito mal. Percebi que o estilo de vida que levava não era mais saudável e a partir daí, resolvi mudar novamente. Ao invés de parar, permiti-me desacelerar”.

Durante o seu percurso, Tábata chegou a pesar apenas 45 quilos e a esforçar-se muito para manter esse peso, explicando que acreditava que só assim se “sentiria feliz”. “Já me senti assim e hoje em dia consigo entender que algumas vontades que antes dizia serem minhas, na verdade, nem eram“, conta noutro post na sua página de Instagram.

Até 2020 “vivi leve, plena”. Os conteúdos que antes era apenas dedicados ao fitness começaram a incluir humor e dança, “retratando a minha leveza e um estilo de vida mais saudável e menos atleta/estético. Desconstrui o significado do que antes era “ter um corpo perfeito” para “ter o melhor de mim”. E o melhor de nós envolve muita coisa, não se resume ao que se vê”, conta.

Com a chegada da pandemia, sentiu necessidade de se reeinventar novamente. “Com os ginásios fechados, eu e o meu personal trainer Rafael de Oliveira, tivemos a ideia de continuar os treinos. Decidimos fazer lives, partilhando com os meus seguidores e levando saúde a casa de cada um”. Desde então que continua a treinar no conforto do lar.

Treinar em casa e ter resultados? Chang prova que é possível

Dos diretos até criar um pacote de treino foi um pequeno passo. O programa “BFF VIP com a Chang” conta, atualmente, com quase dois mil alunos. E quando lhe perguntam se é possível obter resultados, Tábata responde-lhes com fotos de antes e depois, seus e dos seus atletas — e treinam apenas em casa.

“Não é necessário frequentar ginásios ou box de crossfit para estar bem com o seu corpo. Exercícios funcionais feitos em casa podem ajudar-te na conquista da boa forma e são boas opções para as pessoas com limitações de tempo ou sem condições de ir à academia”, explica à NiT.

No seu perfil de Instagram, é possível encontrar vários treinos funcionais preparados por um profissional de educação física para fazer no conforto do lar, com ou sem equipamentos.

Em relação à alimentação, Tábata Chang acredita que é importante ter o acompanhamento de um nutricionista, mas também partilha algumas dicas e receitas fáceis de preparar. Evitar alimentos com muita gordura, como os fritos, diminuir a quantidade de açúcar, não exagerar no sal, beber muita água e tentar incluir vegetais nas grandes refeições são algumas das suas recomendações principais.

“Tudo isso auxilia na redução do stress e da ansiedade, muito comuns neste momento que estamos vivendo”, continua, acrescentando a importância do descanso para preservar o bem-estar e a saúde mental.

Tábata partilhou com a NiT dois dos seus treinos preferidos para fazer em casa e conseguir “a barriga sarada e a perna e rabo de milhões” como a influencer costuma dizer.

O conselho é que intercale em dias diferentes e que continue a fazer uma alimentação equilibrada e variada.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA