fit

Competição olímpica de natação de águas abertas regressa ao Porto

Pelo segundo ano consecutivo, o rio Douro volta a receber a modalidade olímpica no último domingo de setembro.
É a segunda edição da competição.

É já no próximo domingo, 24 de setembro, que o rio Douro serve de palco para a modalidade olímpica de natação de águas abertas. À semelhança do que aconteceu no ano passado, o Douro Bridges — Porto & Gaia Open Water, parte do Cais da Ribeira do Porto, junto à rampa de acesso ao rio, ao poucos metros da Ponte Luís I.

Ao todo, espera-se a participação de cerca de 300 nadadores. O percurso conta com quatro quilómetros e é dirigido às categorias de Filiados e Masters, como avança o portal de notícias da empresa municipal “Ágora”. A competição começa por volta das 9h30 e a meta flutuante será instalada tal como na primeira edição, na praia contígua à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia. A hora limite para a chegada dos atletas está marcada para as 11h15.

A competição é organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), com o apoio de ambas as autarquias. Integrada no 16.º Circuito Nacional de Águas Abertas, decorre ainda sob a supervisão da Federação Portuguesa de Natação.

A grande estreia da competição de natação de águas abertas aconteceu no ano passado, marcando o regresso 43 anos depois. O evento sucedeu à Travessia do Porto a Nado, criada em 1916, cuja última edição decorreu em 1979.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 17 de setembro, domingo, no site da ANNP. E se não tiver coragem para nadar, pode sempre assistir à competição que é de entrada livre. Pode facilmente deslocar-se até lá, pois a estação de metro de São Bento fica a escassos metros do Cais da Ribeira.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA