fit

Descobrimos uma carbonara que não dá cabo da dieta e os miúdos adoram

Sim, é possível comer este famoso prato sem ter de se enfiar no ginásio a seguir. Só precisa de fazer algumas substituições.
É deliciosa.

Embora possa parecer um desafio, é possível comer uma carbonara sem exceder a ingestão calórica diária. Contudo, terá de abdicar da receita original, feita como manda a tradição italiana. 

A solução passa por fazer algumas trocas, como substituir a tradicional pancetta por peitos de frango e utilizar queijo quark ou iogurte natural em vez dos ovos batidos.

Ao contrário do que muitos pensam, a “verdadeira carbonara”, um prato com mais de 200 anos de história, não leva natas nem molho béchamel. Porém, não significa que seja uma opção fit, pois a barriga do porco (pancetta) é um corte com bastante gordura.

A versão com frango, criada por Rui Marques, autor do conhecido blogue “A Pitada do Pai”, tem menos calorias e é mais nutritiva. Para a tornar ainda mais saudável, pode optar por massa integral.

Do que precisa

— massa
— 2 peitos de frango (partidos em tiras ou cubos)
— 1 cebola picada
— fio de azeite
— sal q.b.
— pimenta q.b.
— milho
— 4 a 5 colheres de sopa de queijo quark (ou iogurte natural)
— 1 gema
— 1 colher de sopa de mostarda

Como se faz

Coloque um fio de azeite e cebola picada numa frigideira. Tempere os peitos de frango com uma pitada de sal, pimenta e colorau (opcional) à parte. Deixe a cebola alourar e, em seguida, adicione o frango para cozinhar.

Num tacho, coloque água, um fio de azeite e uma pitada de sal. Assim que a água ferver, acrescente a massa e deixe-a cozinhar ‘destapada’ durante 5 a 10 minutos. 

Enquanto o frango está a cozinhar e a massa a cozer, numa taça, misture o queijo (ou iogurte), a mostarda e a gema de ovo, mexendo bem.

Assim que a massa estiver cozida, escorra-a e junte o frango, o milho e o molho. Envolva tudo bem.

 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA