Nos últimos anos tem-se verificado uma alteração na tendência das bebidas que as pessoas consomem ao pequeno-almoço. Muitos têm vindo a substituir o leite pela bebida de soja ou bebidas vegetais que, além de serem a melhor alternativa para quem tem intolerância à lactose, representam também uma forma de afastar alguns produtos de origem animal da nossa dieta.
No entanto, contrariamente ao que é muitas vezes disseminado, este tipo de bebidas vegetais não são propriamente uma alternativa mais saudável ao leite animal. Aliás, têm tendência a apresentar valores mais altos de açúcar enquanto, paradoxalmente, representam uma descida no nível da proteína — valor fundamental para quem quer acumular energia para gastar nos treinos de forma a manter uma rotina equilibrada de desporto e alimentação.
Para percebermos quais as melhores e piores opções à venda nos supermercados, pedimos ajuda à nutricionista Lia Faria. O foco foram as bebidas de soja, com diversos sabores. A profissional preparou uma lista com as seis opções mais açucaradas disponíveis no mercado.
Para a nutricionista, quando procuramos bebidas vegetais saudáveis, é fundamental ter em atenção a lista de ingredientes e a tabela nutricional. Uma vez que certas opções, nomeadamente as frutadas, poderão parecer nutritivas quando, na verdade, têm níveis de açúcar que se aproximam das achocolatadas.
As melhores opções serão sempre aquelas que têm um menor nível de açúcar e poucos ingredientes (para que se possa excluir corantes e conservantes). Garantindo, desse modo, um nível satisfatório de cálcio, que fortalece os músculos, de vitamina B12, fundamental para a formação de glóbulos vermelhos e de vitamina D, crucial para a saúde dos ossos.
Lia Faria revela também que as bebidas de soja são as mais semelhantes ao leite no que toca ao valor proteico, tornando-se assim numa “melhor solução em comparação às bebidas de aveia, arroz, amêndoa e coco”. Desse modo, a lista restringe-se a opções que têm como base a soja para que a avaliação dos níveis de açúcar seja mais coerente e para que, em simultâneo, os interessados possam descobrir as opções que detêm mais proteína e que melhor se adaptam à rotina de treino e dieta de cada um.
Apesar disso, as bebidas vegetais que estão presentes na lista não devem ser consideradas. Sendo possível encontrar, nas várias opções de leite de soja disponíveis, alternativas que mantêm níveis altos de proteína sem acumularem grandes valores de açúcar. É este o caso da bebida Alpro Barista, que conta apenas com 1 grama de açúcar em cada 100 de bebida, mantendo um nível de 3 gramas de proteína.
Carregue na galeria para ficar a conhecer as bebidas de soja mais açucaradas que são vendidas em Portugal para que, da próxima vez que for ao supermercado, possa fazer escolhas mais conscientes.

LET'S ROCK






