fit

Esta aula de ballet inclusivo junta filhos e pais (mesmo com mais de 55 anos)

Workshop especial do Studio B está marcado para 19 de março, de forma online e apto para todos.
Fotografias de Studio B.

A idade não deve ser um impedimento para fazer algo de que se gosta ou viver novas experiências. Isso é válido tanto para uma ida ao restaurante como uma mudança de look ou participar numa aula de dança. Neste campo, o Studio B tem uma palavra a dizer e apresenta um workshop especial.

Tome nota porque será a 19 de março, domingo, que acontece o Silver Swans Workshop, um evento marcado para as 10 horas e que vai decorrer online. Destinado a pessoas desde os 55 e até mais de 100 anos, é apto para todas as restrições físicas e permite juntar numa mesma aula de ballet mães ou pais com os respetivos filhos ou filhas.

“Recentemente, qualifiquei-me para a licença de Silver Swans da Royal Academy of Dance, que me permite dar aulas de Ballet para pessoas com idades compreendidas entre os 55 e os 100+ anos. Esta qualificação faz do Studio B a escola mais inclusiva do País”, explica à New in Porto a responsável da escola, Inês Coelho da Silva.

Com este workshop, a bailarina e professora de ballet quer dar a oportunidade a todas as pessoas de experimentarem a dança, mesmo que tenham mobilidade reduzida e precisem de fazê-lo sentados. Não se preocupe porque não é necessário ter conhecimentos prévios da modalidade e a aula vai ser ligeira.

“É uma aula adaptada para pessoas com idade mais avançada, por isso naturalmente os movimentos serão lentos e respeitadores do corpo de cada um”, garante Inês.

O workshop vai ter um custo de 10€ que incluem os dois participantes. Como requisitos para integrar a aula só necessita de computador com ligação à Internet, roupa confortável, meias e uma cadeira por pessoa — que será usada como barra para quem dançar de pé e como assento para quem tiver mobilidade reduzida e dançar sentado.

“Está provado que dançar traz benefícios substanciais para pessoas com doenças físicas e mentais, muitas vezes associadas a pessoas com idade mais avançada”, diz a bailarina, acrescentando: “Porque o objetivo do Studio B é tornar o ballet acessível e inclusivo (independentemente da sua idade, género, forma física e experiência anterior), a qualificação em Silver Swans é um marco importantíssimo para a nossa escola”.

Criada em 2021, a Studio B é uma escola de ballet para adultos que funciona sobretudo online e foi criada pela portuense Inês Coelho da Silva. Embora esteja a residir em Londres, dá aulas a alunos de todo o mundo e é pioneira na certificação para adultos da Royal Academy of Dance.

Se ficou curioso, carregue na galeria para descobrir alguns detalhes das aulas da Studio B.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA