Começar a correr pode ser difícil. Os pulmões não ajudam, as pernas começam a ficar cansadas e o reflexo primário é desistir. Além da motivação e da disciplina necessárias para manter o foco, há outro elemento essencial: uma boa playlist. Com a música certa nos ouvidos, as longas distâncias encurtam e a corrida fica mais leve.
Este facto não se trata apenas de uma sensação. Vários estudos (um publicado no Instituto Nacional de Saúde norte-americano, por exemplo) garantem que ouvir uma música que se goste melhora a perfomance durante a prática de exercício.
A Track House, uma página que partilha conteúdos sobre corrida foi mais longe e montou a playlist perfeita, com base na resposta de 500 atletas. Entre as propostas, há clássicos cheios de rimos e canções menos esperadas.
No total, são mais de 24 horas de música, com escolhas bastante ecléticas: vão de Mac Miller a Chapell Roan, Eagles of Death Metal até Coldpay.
“Eye of the Tiger”, dos Survivor, tem as batidas perfeitas para incentivar qualquer pessoa a manter a corrida a bom ritmo. É, aliás, o tipo de canção que faz qualquer um acreditar que está num filme — e foi a quarta mais votada.
Em terceiro, encontra-se “Dog Days Are Over”, dos Florence + The Machine. O segundo lugar é ocupado por “Can’t Hold Us” de Macklemore. Na primeira posição está, então, “Run Boy Run”, de Woodkid, a favorita dos corredores.
O videoclip de “Run Boy Run”, que foi nomeado para os Grammys em 2013, centra-se num rapaz que não para de correr, enquanto vários seres o levantam quando cai. Dão-lhe uma espada e um escudo e põem-lhe um capacete na cabeça, funciona como representação visual do que a música transmite — talvez por isso tenha sido votada como melhor música para correr.
Nos quatro temas mais votadas, os batimentos por minuto das músicas acompanham os valores recomendados de batimentos cardíacos num adulto — entre 130 e 180. A música dos Florence + The Machine é a mais acelerada das quatro, com 150 bpms.
A playlist tem quase 500 músicas e continua a crescer. Qualquer pessoa pode acrescentar uma nova faixa, basta comentar o nome e o artista na publicação da Track House. Se estava à espera de um incentivo para começar ou retomar as corridas, agora que o bom tempo parece ter voltado, pode ser este — basta pôr uns fones, sair de casa e ouvir música.