Os treinos até podem ser exigentes, mas as dores musculares pós-exercício são frequentemente o aspeto mais penoso para quem gosta de treinar com intensidade. Felizmente, o mundo do fitness desenvolveu soluções para atenuar os efeitos dolorosos da atividade muscular, como as peças de compressão.
Estes acessórios, constituídos por um tecido elástico, envolvem os membros, aplicando uma pressão gradual para otimizar a circulação sanguínea e, consequentemente, diminuir a fadiga muscular. A compressão facilita o transporte de oxigénio para os tecidos e reduz a acumulação de ácido lático, substância produzida pelo corpo durante o esforço muscular intenso, responsável pela sensação de ardor.
A utilização de técnicas de compressão remonta às civilizações antigas, que utilizavam faixas para aliviar problemas circulatórios. No século XIX, os médicos adotaram bandas elásticas para reduzir inchaços, e na década de 1980, a prática tornou-se popular entre atletas. No início dos anos 2000, vários estudos vieram corroborar os benefícios, transformando as peças de compressão num item essencial para os desportistas.
Qualquer pessoa que pratique exercício físico pode beneficiar destas peças, mas são especialmente relevantes para atletas de corrida, ciclismo e triatlo, auxiliando na recuperação após treinos intensivos. Da mesma forma, praticantes de treinos de alta intensidade e musculação podem observar melhorias no tempo de recuperação muscular.
Assim, as mangas de compressão são bastante populares entre muitos atletas, sendo que o tamanho é um fator importante: devem apertar, mas apenas na medida certa. Caso sejam pequenas demais, podem constringir demasiado, causando desconforto e dor. Se forem pequenas, podem causar desconforto e dor; se forem largas, perdem a sua eficácia. Para determinar o modelo ideal, é necessário medir a circunferência do braço e consultar as tabelas de tamanhos.
A adidas tem umas mangas de compressão acessíveis, disponíveis entre os tamanho S e XL, nas cores preto e vermelho vivo. Incluem detalhes refletores para aumentar a visibilidade em treinos noturnos e silicone na zona interior dos pulsos, para evitar que escorreguem.
Devido ao seu ajuste, podem ser usadas com diversas peças de roupa, desde mangas curtas a casacos, sem causar incómodo ou interferir com o movimento.
Estas mangas Aeroready estão disponíveis na loja online da adidas por 25€.
Carregue na galeria para descobrir uma seleção de sapatilhas casuais e de streetstyle, com as quais pode combinar as mangas.