fit

Este estúdio de ioga portuense vai ter aulas específicas para grávidas

O {Ōm} Lab Studio também tem sessões de meditação e pilates e já prepara novas atividades.
Para relaxar o corpo e a mente.

Esqueça as ideias de misticismo ou de aulas cheias de gente, o ioga não precisa de ser nada disso. A prova está no {Ōm} Lab Studio, um espaço portuense cuja mais recente novidade é uma aula de ioga específica para grávidas.

Para perceber melhor como o estúdio chegou até aqui, é preciso conhecer a sua história. Tudo começou com Diana Freitas, de 41 anos. A brasileira de São Paulo mudou-se para Portugal há 20 anos e, apesar de ser formada em hotelaria e ter sempre trabalhado nessa área, desde os 18 anos que é praticante de ioga.

A frequência da prática foi mudando ao longo dos anos, até porque entretanto foi mãe por duas vezes e isso também gerou altos e baixos na vida, naturalmente. Com a hotelaria um pouco de lado, aproveitou a pandemia para tentar enriquecer-se de outras formas, sem imaginar o que daí podia vir.

“Na pandemia resolvi fazer o curso de instrutora de ioga. Não foi com o objetivo de dar aulas nem abrir um estúdio, mas sim porque senti que era uma coisa que podia aprender mais e desenvolver ainda mais a minha prática”, conta à New in Porto.

Fez um curso intensivo de 200 horas e foi nessa altura que conheceu uma pessoa que a encorajou a dar aulas. “Não era a minha ideia, mas não recusei o convite”, diz. Foi assim que começou a dar algumas aulas ainda online, devido às restrições impostas pelas autoridades de saúde. “Foi a partir daí que as alunas e amigas sentiam essa necessidade de ter um espaço para estarmos juntas presencialmente”, explica, acrescentando: “Foram elas que me incentivaram a abrir este espaço”.

Assim, abriu o {Ōm} Lab Studio em outubro do ano passado, mas de uma forma tímida e com alguns contratempos pelo meio, até porque as restrições da pandemia ainda se impunham, as pessoas ainda tinham algum receio em estar com outros e pelo meio a própria Diana teve Covid-19 por duas vezes. Agora, que a situação parece mais estabilizada, está a apostar ainda mais neste seu projeto.

No estúdio pode encontrar aulas de ioga hatha, ioga kids, pilates e até uma versão especial de meditação com sessões de 30 minutos. Pontualmente acontecem alguns workshops ligados ao bem-estar e, mediante marcação, é possível também fazer massagens terapêuticas no local.

Diana procurou criar um espaço tranquilo, acolhedor, sem grande confusão visual, onde todos possam sentir-se bem e sempre em grupos pequenos. “Procurei fazer um espaço onde qualquer pessoa, conheça a prática do ioga ou não, se sinta bem-vinda, acolhida”, diz, defendendo que é um local para todos: “Cada um tem a sua regra, não é preciso ser mulher, não é preciso ser vegetariano nem magro nem novo. Queria que fosse um espaço para todos”.

Além das aulas que já existem, a mais recente novidade é o desafio lançado a 28 de setembro, para a criação de uma aula de ioga para grávidas. Esta ideia irá passar por uma aula experimental num fim de semana ainda a definir, de forma a perceber quem seriam as alunas interessadas e como coordenar da melhor forma a aula para que seja o mais conveniente possível para todas.

Depois, a ideia evoluirá para uma aula de ioga para bebés, que será dirigida a bebés entre os dois e os oito meses e contará, naturalmente, com a presença das recém-mamãs. E as ideias não ficam por aqui.

“Para o futuro queremos também criar um pequeno círculo de conversas, principalmente para mulheres, resgatar as conversas, uma vez por mês fazer um encontro com mulheres independente do ioga, sempre com um tema, onde vamos conversar, trazer conversas que sejam interessantes para as mulheres, sempre ligadas ao bem-estar.”

Quanto aos preços, o {Ōm} Lab Studio tem pacotes de aulas para vários objetivos, que podem começar nos 15€ para uma aula experimental em grupo, pacotes para três ou quatro aulas durante um ou dois meses, ou até opções de aulas individuais que começam nos 40€. Todas as informações sobre as aulas e os pacotes estão disponíveis no site do estúdio.

Carregue na galeria para descobrir mais sobre o espaço do {Ōm} Lab Studio.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Guerra Junqueiro, 505, sala H
    4150-389 Porto
  • HORÁRIO
  • A definir com cada turma

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA