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Este prato vegetariano é o que falta na sua mesa de Natal

É uma ótima ideia para variar a ementa e ter algo especial para quem tem uma dieta diferente.
Experimente

Já não falta muito para a Ceia de Natal e isso quer dizer que a azáfama já começou. Couves para um lado, bacalhau para o outro, as rabanadas a fritar e os bolos no forno.

O cenário parece o de um Natal tradicional mas entretanto descobriu que a prima agora é vegetariana e precisa de uma solução rápida. Não pode servir-lhe só as batatas com as couves e a cenoura, é preciso pensat um pouco mais e ser criativo. O mesmo é válido para quem decidiu recentemente mudar de dieta, para quem procura uma alimentação mais consciente ou para quem simplesmente quer inovar na mesa da Consoada.

Não tema, estamos aqui para solucionar o problema. Com a ajuda dos responsáveis dos restaurantes daTerra que têm espaços na Baixa, no Mercado do Bom Sucesso, no Campus São João, na Foz e noutros locais do País como Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Viseu ou Lisboa, trazemos-lhe uma receita para brilhar no seu Natal.

Trata-se de um rolo de seitan, espinafres, pinhões e arandos, uma proposta simples e que encaixa na perfeição com esta época do ano. Apesar de ser uma receita vegetariana, tenha cuidado com as intolerância alimentares porque a receita tem glúten e produtos à base de soja.

Delicioso

Do que precisa

— Massa quebrada (apesar de poder fazê-la de raíz, talvez seja mais fácil comprar já pronta para não perder tanto tempo); 

— 200 gramas de seitan;

— 500 gramas de espinafres; 

— 25 mililitros de pasta de alho; 

— 0,5 gramas de folha de louro; 

— 15 mililitros de shoyu; 

— 2 gramas de caril em pó; 

— 0,5 gramas de sal marinho; 

— 20 mililitros de natas de soja; 

— 0,5 gramas de piri-piri; 

— 10 gramas de arandos vermelhos; 

— 10 gramas de pinhões; 

— 75 gramas de cebola; 

— 5 mililitros de bebida de soja; 

— 1 grama de açafrão das índias; 

— 4 gramas de salsa; 

— 20 gramas de laranja. 

Como se faz

Corte o seitan em pedaços muito pequenos e depois tempere com alho picado e shoyu e deixe marinar. De seguida, leve ao forno a 180 graus com um pouco de azeite durante cinco a sete minutos. Descongele ou arranje os espinafres. Refogue a cebola e o alho num pouco de azeite e junte-lhe os espinafres, o louro, o sal e o caril. Mexa de vez em quando até ficarem tenros e evaporar todo o líquido.

Adicione as natas de soja, mexa bem e leve novamente ao lume para espessar. Misture o seitan assado, os pinhões e os arandos e envolva. Em seguida, passe à montagem do rolo. Para isso, estenda a massa numa superfície limpa, seca e polvilhada de farinha.

Corte a porção necessária para um rolo, tendo em atenção que a massa só deve sobrepor o necessário para fechar ou colar o rolo. No centro da massa, disponha a mistura de espinafres e seitan e enrole cuidadosamente, sobrepondo um a dois centímetros e colando a abertura.

Coloque o rolo com a abertura para baixo num tabuleiro levemente pincelado com azeite. Pincele o rolo com a mistura da bebida de soja e o açafrão e leve ao forno a 180 graus durante 20 minutos. Retire quando estiver dourado e a massa quebrada cozida. Decore com folhas de salsa e uma ou duas rodelas de laranja.

Entretanto, se a sua preocupação está em não estragar a dieta por estes dias, deixamos-lhe as dicas da nutricionista Sandra Ribeiro. Carregue na galeria para descobri-las.

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