fit

Fizemos esta carne de porco à alentejana na airfryer. É mais saudável — e nem perde o sabor

Só precisámos de substituir alguns ingredientes, mas o resultado ficou praticamente igual ao original. Uma maravilha.
Sabor não lhe falta.

A cozinha tradicional portuguesa está recheada de pratos irresistíveis. No topo da lista estão, naturalmente, as receitas tradicionais, como feijoada, bacalhau com natas, arroz de pato e carne de porco à alentejana. E se pensa que é impossível comer uma destas sugestões sem estragar a dieta, está enganado. A NiT encontrou a solução mágica. 

Na verdade, nem é bem um grande mistério. Só precisa de fazer algumas alterações às receitas originais, para obter um resultado muito mais amigo da saúde. Esta fórmula troca a carne de porco por frango e é cozinhada na airfryer, segundo Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”.

Apesar de o nome sugerir que a carne de porco à alentejana poderá ser uma receita típica do Alentejo, a verdade é que nasceu mais abaixo, no Algarve. A história conta que o nome se deve ao uso de carne de porco alentejana na receita — e nada mais do que isso. Sandra Nereu garante que esta era mais saborosa do que a dos porcos algarvios, menos habituados a comer bolotas.

A substituição das batatas fritas em óleo usadas na versão original também torna o resultado mais saudável, sem perder os melhores sabores deste prato tão português.

Do que precisa

— 600 gramas de batata
— 1 colher de chá de sal
— 1/2 colher de chá de pimentão-doce
— 1 colher de sopa de azeite
— 500 a 600 gramas de peito de frango
— 4 dentes de alho
— 4 folhas de louro
— 400 gramas de amêijoas
— salsa fresca, coentros e picles picados

Como se faz

Descasque as batatas, corte em pequenos cubos e coloque a demolhar em água fria durante 10 minutos. 

Durante este processo, tempere a carne. Parta os peitos de frango em pequenos cubos, adicione os dentes de alho picados, 1/2 colher de pimentão-doce, sal e as folhas de louro partidas. Misture e reserve.

Escorra as batatas e seque-as com papel de cozinha. Tempere com o pimentão-doce restante, sal e azeite. Espalhe no cesto da airfryer, programe na função fritar a 215 graus, durante 30 minutos. Quando estiverem prontas, retire-as e reserve.

Coloque a carne marinada no depósito do equipamento (já sem a grelha). Programe a função fritar a 200 graus, durante 10 minutos. Depois deste tempo, insira as ameijoas lavadas e adicione mais cinco minutos.

Envolva a batata e a salsa ainda no depósito da airfryer para que apanhe o molho. Sirva com os picles picados. 

Carregue na galeria para descobrir sete receitas vegetarianas para agradar aos amigos e familiares que não comem carne nem peixe.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA