fit

Gaia vai ter uma nova ciclovia que acaba com o estacionamento abusivo

O percurso prolonga-se pela Avenida da República, entre o Jardim do Morro e Santo Ovídio. Deve arrancar até ao final de maio.
Mais um passo.

Até ao final de Maio, vai arrancar a construção de uma nova ciclovia entre o Jardim do Morro e Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia. O troço prolonga-se por toda a Avenida da República e pretende terminar com o estacionamento indevido na cidade.

A circulação ocupará “parte da faixa de rodagem naquele que é hoje, já, um afunilamento que decorre não da existência de uma ciclovia, mas da existência de estacionamento abusivo que, evidentemente, vai deixar de existir”, diz o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, citado pelo “JN”.

O autarca adianta que a administração está a trabalhar no projeto há vários meses, com vista a segregação de uma via para formas de transporte que estão a ter cada vez mais presença no município, como meios elétricos, trotinetes ou bicicletas.

“É também uma medida de segurança, porque essa circulação já existe, mas como não há segregação, temos trotinetes a circular em cima dos passeios, bicicletas no meio dos carros e a ultrapassar os carros de maneiras, às vezes, muito arriscadas”, acrescenta.

Além disso, sublinha que estudaram o projeto tendo em conta a existência de paragens de autocarro, clínicas ou garagens, por exemplo. “A grande intenção é mesmo segregar, como fazem hoje as cidades modernas, e valorizar os modos suaves de mobilidade.”

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA