Fundado em 1974 como Centro Regional do Norte do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, foi em 2005 que adotou a designação de IPO do Porto, nome reduzido pelo qual é mais conhecido.
O instituto tem como missão a prestação de cuidados de saúde, em tempo útil, centrados no doente, não descurando a prevenção, a investigação, a formação e o ensino no ramo da oncologia, com o objetivo de garantir elevados níveis de qualidade, humanismo e eficiência. 50 anos depois, o instituto convida atletas federados, amadores ou a quem nunca participou neste tipo de atividade, a uma corrida e caminhada para celebrar (e apoiar) o mesmo.
O desafio está marcado para o dia 22 de setembro, domingo, entre as dez horas e o meio-dia. A “Corrida & Caminhada 50 Anos IPO Porto” pretende ser uma iniciativa de grande escala que, através do desporto, quer promover a necessidade de adoção de hábitos saudáveis na luta contra o cancro.
Ao todo, será um percurso de apenas cinco quilómetros no recinto e nas imediações da instituição, com partida e chegada no seu parque de estacionamento e passagem pela Rua de São Tomé e pelo Polo da Asprela. Pode inscrever-se até dia 17 de setembro, online, por 6€, valor que reverte na totalidade para o IPO.
A instituição convida toda a comunidade, com experiência ou não, a participar, pois o objetivo é chegar aos três mil inscritos. Toda a informação sobre a iniciativa pode ser consultada online.
Gerido técnica e logisticamente pela RunPorto, com o apoio da empresa municipal Ágora, o evento insere-se no programa de comemorações do cinquentenário do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil EPE, a decorrer ao longo do ano de 2024.